Quero acreditar que os comissários não vão alterar os resultados entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP da Hungria de 2024 (no momento em que escrevo este artigo, os resultados da prova estão mantidos).
Levando em consideração esse detalhe, precisamos conversar sobre o momento atual de Max em pista. A frequência de erros, a vitimização (para colocar a culpa na estratégia) e a suposta falta de competência quando não tem o melhor carro.
Afinal de contas… Max Verstappen desaprendeu? Deixou de ser o piloto super sayajin nível 4 que os fãs criaram?
Ou apenas é mais um grande piloto que é vítima das circunstâncias de momento?
Sobre hoje: a culpa é toda dele
Gianpiero Lambiase (engenheiro) e Hannah Schmitz (estrategista) devem ganhar excelentes salários para aguentar as grosserias e toda a falta de educação de Max Verstappen.
Principalmente em um cenário como o de hoje, onde o holandês estava errado, de fio a pavio.
A estratégia montada por Hannah era sim muito boa. Apostar na capacidade de Verstappen em gerenciar melhor os pneus para fazer pernas mais longas e, dessa forma, superar adversários em pista.
Há quem diga que Verstappen poderia vencer o GP da Hungria, mas entendo que isso é um exagero. A própria Red Bull entendeu que era muito difícil vencer a McLaren em uma pista com elevada degradação de pneus.
E a McLaren se tornou o melhor e mais equilibrado carro da temporada, principalmente no trecho final de prova, onde o carro degrada menos os pneus com um peso mais leve.
O problema é que Verstappen não fez a parte dele, acabando com a estratégia.
Em duas oportunidades, Max teve enormes dificuldades com Lewis Hamilton, e não conseguiu ultrapassar o heptacampeão nas duas.
Nos dois cenários, temos a combinação da maior experiência de Hamilton (que, não podemos nos esquecer, tem 8 temporadas a mais que Max na categoria) com a impetuosidade do holandês, combinada com aquela pitada de “decisões eticamente questionáveis” que ele toma ao longo da carreira.
É só pensar um pouco.
Se um piloto passa a corrida reclamando dos freios, por que EM DUAS OPORTUNIDADES esse mesmo piloto decide retardar a freada além do limite para obter a vantagem necessária para ultrapassar?
Se eu estou com problema de freios, tendo a ser mais conservador. Certo?
Tá, eu aceito que você diga que Verstappen passa longe de ser conservador, e tende a arriscar tudo em nome das vitórias.
Mas… a maioria das vezes em que ele tentou isso (e peço desculpas pelo termo aqui utilizado), deu em merda para o Max.
Verstappen conseguiu se impor na impetuosidade e nos riscos tomados quando tinha o melhor carro e todas as condições sob controle. O que não era o caso nesse GP da Hungria.
Max afirma que a estratégia foi ruim, mas em nenhum momento fala dos próprios erros. Não se atreve a assumir para si as fracassadas tentativas em ultrapassar Hamilton.
E aqui, a conta é bem simples: se Max tivesse superado Lewis, quem sabe teria alcançado Norris e Piastri.
Mas acho que nem Max Verstappen está preparado para essa conversa.
Que dirá os fãs dele que conseguiram chegar neste ponto do artigo.
Max Verstappen desaprendeu?
Não. Só não é o piloto perfeito, um super sayajin nível 4 ou o deus que muitos dos seus fãs pregaram de forma irracional ao longo dos últimos anos.
Max Verstappen é um excelente piloto, e tem tudo para ser um dos melhores da história. Mas é humano, como todo mundo.
E, ao que tudo indica, só consegue entregar suas melhores performances com o melhor carro. E isso está ficando cada vez mais evidente em 2024.
É claro que é competente. É muito melhor do que a maioria dos pilotos no grid hoje. Mas não vive o seu melhor momento TAMBÉM porque a Red Bull está batendo cabeça.
O carro vem com várias atualizações, mas ao longo do final de semana ficou atrás da McLaren, além de ver Mercedes e Ferrari andando de igual para igual.
A maioria dos grandes pilotos da Fórmula 1 apresentaram os mesmos erros que Verstappen cometeu quando o carro não era o melhor do grid, e isso é algo absolutamente normal.
Porém, é importante que tudo isso aconteça para deixar bem claro para os fãs mais exaltados que, exatamente da mesma forma que foi dito sobre Lewis Hamilton, Max Verstappen também não consegue vencer com o melhor carro.
Até mesmo o melhor piloto só vence na Fórmula 1 com o melhor carro. Verstappen sabe disso melhor do que eu e você.
E… antes que eu me esqueça…
Sobre o acidente entre Hamilton e Verstappen: é óbvio que a culpa foi de Max, que retardou a freada ao máximo. Ou vai me dizer que ele conseguiria tangenciar a curva naquela velocidade?
Hamilton fez o que tinha que fazer. Acidente de corrida.
E quem está reclamando do que aconteceu hoje já se esqueceu rapidamente do GP da Áustria de 2024, defendendo a imagem que encerra este artigo.