Hideo Kojima e Konami romperam relações desde o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Foi uma ruptura polêmica, onde a Konami ficou com os direitos da saga, decidindo criar Metal Gear Survive sem a Kojima Productions.

Metal Gear Survive chegou ao mercado, e na cena de abertura do jogo foi descoberta uma possível homenagem à Kojima e seu time por parte dos desenvolvedores do jogo, que inclui ex-funcionários da Kojima Productions.

As imagens mostram uma lista de nomes de soldados que estão ordenados de forma que suas iniciais formam a frase KJP FOREVER, ou Kojima Productions Para Sempre.

 

 

No final da lista, também vemos os nomes Bastard Yota e Cunning Yuji, que fazem referências ao diretor Yota Tsustsumizaki e ao produtor Yuji Korekado.

 

 

Nesse momento, a Kojima Productions trabalha no jogo Death Stranding, enquanto que Metal Gear Survive está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC. Nos créditos do jogo, não há qualquer referência direta ao Kojima ou sua produtora, mas há um agradecimento especial a “toda a equipe de Metal Gear Solid V”.