estamos-ricos

A bolha imobiliária brasileira. Faz algum tempo que decidi acompanhar mais de perto esse fenômeno que já aconteceu nos Estados Unidos, e que perigosamente está se aproximando do Brasil. Mas ninguém está dando muito ouvidos para isso. Porém, tem um blog que está fazendo o excelente trabalho de ilustrar de forma didática para a dita “aprendeação igonorante” que o fenômeno é real, e que já está acontecendo por aqui. E esse blog tem um nome, no mínimo, sugestivo: Tem algo errado ou estamos ricos?

Eu sempre achei que tinha algo errado – apenas para responder a pergunta proposta. Mesmo assim… o blog faz diversos comparativos entre o mercado imobiliário daqui e dos Estados Unidos, levando em consideração vários fatores, como por exemplo o fato dos EUA ainda estar em um momento onde eles estão saindo da crise, número de habitantes das cidades dos imóveis analisados, o poder de compra, a moeda (todos os valores são em reais) e principalmente: a condição dos imóveis.

Aliás, toda a teoria do site para perguntar se estamos ricos é justamente a relação custo/benefício dos imóveis analisados. Tanto aqui quanto lá fora.

O cenário seria cômico se não fosse trágico. O blog mostra claramente que estamos vivendo um período de supervalorização imobiliária, onde verdadeiros lixos que chamam de casas, localizadas em bairros que estão bem longe de ser a tal “nova classe C” possuem o mesmo valor que ótimas casas de classe média nos Estados Unidos, em zonas residenciais que nem são muradas.

Mas calma: melhora.

Como a internet é colaborativa, um dos pontos fortes do blog são os comentários de alguns dos seus leitores, na maioria dos casos, anônimos, que talvez por não acreditarem que a coisa está feia – ou porque são corretores que estão vendo os seus filmes sendo destruídos na internet, simplesmente atacam com argumentos do tipo: “ah, mas nos EUA só tem casa de madeira, e…”. OI???

Enfim, fato é que o Tem algo errado ou estamos ricos? é o meu novo blog favorito da semana. Ilustra para quem quer ver (ou não) que algo está muito errado no Brasil, que o setor imobiliário está perdendo a mão, e que a tal bolha vai estourar em breve. Ou seja, corretores de imóveis, aproveitem enquanto é tempo, pois a farra do boi vai acabar!

Acesse: estamosricos.com.br.