Mi Notebook Air 01

Quase um clone. Ou um clone. Como você preferir. É impossível não afirmar que o Mi Notebook Air apresentado pela Xiaomi é totalmente inspirado no MacBook da Apple. Até porque eles mesmos comparam o seu produto o tempo todo com o portátil da gigante de Cupertino.

A aposta da Xiaomi é arriscada por dois motivos. Primeiro, pelo festival de críticas que vão receber dos fanboys desocupados. Segundo, porque este é um notebook, e não um conversível, formato mais popular no mercado de PCs.

Nem me importo tanto com a clonagem

Mi Notebook Air 06

A essa altura do campeonato, nem me importo dele ser quase um clone do MacBook. Quer copiar? Copia. Todo mundo copia todo mundo hoje, e isso deixou de ser uma discussão ética para virar combustível de fanboy.

Nesse aspecto, o Mi Notebook Air (caraca, até o nome é parecido) é um notebook fino, bonito e elegante. É redundante dizer que produtos desse tipo me agradam e muito. Eu mesmo tenho um ultrabook e adoro, não só pela mobilidade, mas principalmente pelo design.

O que realmente interessa é se o produto cumpre o que promete. Será difícil dizer uma vez que ele não deve chegar ao Brasil. Mas no papel, não são especificações ruins: Intel Core i5 de sexta geração, 4 GB de RAM, slot para uma segunda SSD, áudio assinado pela AKG, tela com proteção de cristal, entre outras características.

Mi Notebook Air 04

Em tese, a Xiaomi fez um bom trabalho com o Mi Notebook Air. Apostou no Windows 10, deixando de lado parte dos rumores que apontavam para o uso do Linux. Pensou no grande mercado do que agradar aos nichos específicos. Porém… é um notebook, e não um conversível.

Os usuários de PCs hoje buscam essa versatilidade de uso. Até compreendo que o Mi Notebook Air é pensado nos geeks mais avançados, produtores de conteúdo, usuários que priorizam a mobilidade, entre outros segmentos que fogem do usuário básico.

Porém, poderia ter sido uma aposta mais segura lançar um modelo que também pudesse atuar como tablet. E olha que o preço desses notebooks são bem interessantes (US$ 500 para o modelo com tela de 12.5 polegadas, US$ 700 para a versão com 13.3 polegadas).

De qualquer forma, entra para a minha lista de desejos.

Mi Notebook Air 03 Mi Notebook Air 05