Compartilhe

Se existe uma franquia de jogos de tabuleiro que está sempre se renovando e, ao mesmo tempo, jamais sai da moda, essa franquia é Monopoly. No Brasil é popularmente conhecida como Banco Imobiliário, mas o termo Monopólio poderia ser utilizado por aqui sem problemas, pois o objetivo final do jogo é uma das máximas do capitalismo: o monopólio.

A licença do jogo é hoje gerenciada pela Hasbro, e nos últimos meses estreou versões alternativas de sua proposta, inspirada em hits da cultura pop atual, como Stranger Things, Game of Thrones e Fortnite. E tais lançamentos não são casuais: para se manter no topo dos jogos de mesa, as licenças de entretenimento jogam a favor, mas precisam ser atualizadas pelo menos uma vez por semestre.

 

 

Monopoly Stranger Things, Game of Thrones e Fortnite

É uma versão do Monopoly que é perfeita para os fãs de Stranger Things, com uma riqueza de detalhes enorme. O jogo é totalmente inspirado na série original da Netflix, seguindo o plot principal da sua primeira temporada: o desaparecimento de Will Byers, e sua tentativa (ou missão) em encontrá-lo. Nesse jogo, você pode comprar, vender e comercializar localizações e veículos em Hawkins.

A aquisição de licenças importantes por parte da Hasbro permite que Monopoly incorpore todos os elementos dessas séries e filmes, mas sem alterar a dinâmica do jogo. Design de cartas e tabuleiros são adaptados (nesse caso, como fichas temos walkie talkies) e sets de luz piscantes para alertar sobre ameaças.

Game of Thrones também está em Monopoly, materializando no jogo de tabuleiro todo o seu universo, incluindo o trono de ferro. Você se move pelo tabuleiro controlando as casas preferidas, comprando e vendendo terrenos em Westeros e Essos, utilizando dragões dourados e cervos prateados para as negociações.

A estratégia da Hasbro e lançar novas versões de Monopoly alinhadas com as novas temporadas das séries cujas licenças são cedidas para o jogo, adaptando a temática da série da forma mais fidedigna ao jogo.

 

 

O que está por vir para 2020

Uma das últimas novidades é Monopoly Fortnite, onde os participantes podem se apoderar de locais, lutar contra seus oponentes e evitar tormentas para sobreviver. Tanto o tabuleiro como o design das peças, cartões de locais e cofres de tesouro estão inspirados no jogo mobile, em uma versão com dinâmica de jogo mais rápida, e com Pontos de Vida (PV) no lugar de dinheiro.

A Hasbro planeja para 2020 a chegada de versões do Monopoly focando em outras franquias cinematográficas, como Caça-Fantasmas, Trolls e Frozen II, mas datas não são confirmadas.

Originalidade é tudo nesse mundo

A Hasbro manda muito bem em Monopoly, e não é de hoje. Buscar uma maior variedade de temas que se conectam com os grandes hits do entretenimento no presente ajuda a manter a longevidade de um jogo que está no imaginário popular de várias gerações.

Banco Imobiliário está no Panteon dos jogos de tabuleiro, ao lado de gigantes como War e Dungeons & Dragons. Com essa estratégia de constante renovação de temas de seus jogos, a sua longevidade está mais do que garantida. É o tipo de jogo que ficará conosco por várias gerações, sobrevivendo à era digital e mostrando fôlego para conquistar novos públicos.


Compartilhe