Compartilhe

A criatividade humana é algo fascinante (quando utilizada para propósitos positivos, evidentemente), e em alguns casos podem entregar verdadeiras obras de arte com materiais bem simples.

O designer industrial Rocky Bergen criou uma incrível coleção de computadores e consoles do passado, que salta aos olhos de qualquer pessoa. Amiga 500, Amstrad CPC 464, Apple Lisa 1, Sega Master System ou Commodore 64 são algumas das relíquias disponíveis nessa coleção.

Porém, tem um pequeno detalhe nesses itens: todos são maquetes feitos de papel.

A melhor parte? Você pode fazer o download de graça dos esquemas para montar a sua coleção em casa.

 

 

 

Uma viagem direto para a nostalgia

 

 

Bergen está desenvolvendo essas pequenas maquetes de papel por anos, utilizando o seu tempo livre no projeto. Assim, ele recriou alguns dos equipamentos mais populares do passado, incluindo acessórios, disquetes ou manuais de instruções. A parte mais engenhosa das maquetes são as telas, que podem exibir diferentes imagens que podem ser substituídas a seu gosto.

Para cada modelo, Rocky conta alguma piada sobre o produto. Por exemplo, no IBM 5150, ele diz que teve um primeiro contato com equipamentos da IBM na escola secundária, ou com o Amiga 500, ele tentou ressuscitar uma unidade verdadeira do computador com uma Raspberry Pi.

 

 

O designer criou os esquemas para montagem das miniaturas, cujo download é gratuito e qualquer pessoa pode montar os produtos em casa. O processo de montagem não exige prática tampouco habilidade. Você só precisa ter um pouco de paciência.

Cada tela tem o seu download disponível em PDF. Logo, basta você imprimir tudo em um papel decente, com qualidade de impressão tão decente quanto, recortar as peças, dobrá-las e colar tudo.

No seu site, ele conta com um total de 16 maquetes diferentes para download e montagem. Todas estão disponíveis nesse link, assim como as imagens do resultado final da montagem. A seguir, alguns dos itens mais interessantes da coleção:

 

Amiga 500
Apple II
Nintendo GameCube
Amstrad CPC 464
Commodore 64
Sega Master System

 

 

Computadores e consoles de videogames do passado estão muito na moda nos últimos anos. Aliás, o retrô em si está na moda, especialmente depois da volta dos clássicos Sega Mega Drive Mini, NES Mini ou PlayStation Classic. Tá, são produtos caros para o brasileiro médio, e muitos deles não funcionam tão bem quanto desejamos (talvez seja melhor comprar um RetroBox mesmo).

Mas o que Rocky Bergen propõe é algo diferente, já que essa deixa de ser apenas mais uma das inúmeras formas para matar o tempo durante o confinamento, sendo uma solução absurdamente geek, o que certamente vai chamar a atenção de muita gente.

 

 

Via Rocky Bergen, Lifehacker


Compartilhe