Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Moto da Yamaha pode ser impulsionada por um motor com água

Moto da Yamaha pode ser impulsionada por um motor com água

Compartilhe

Essa é uma moto da Yamaha que tem uma peculiaridade muito interessante: ela vai funcionar com água… mas não como combustível.

A moto é um projeto assinado pelo designer Maxime Lefebvre, e nasceu em 2016. Depois de várias revisões, a sua chegada ao mercado está prevista para 2025. E vale lembrar que o motor da moto não vai utilizar a água como combustível, mas sim uma tecnologia que deve substituir a cadeia que faz a roda traseira da moto girar por um sistema de fluxo de ar que move a roda.

Ou seja, a moto ainda precisa de um motor, seja por combustível ou elétrico, para mover a água com a força suficiente para girar a roda em alta velocidade. É algo fascinante e revolucionário, típico de filmes de ficção científica.

 

 

 

Água para mover… água para impulsionar…

 

 

A cadeia da modo foi substituída por um sistema hidráulico que muda por completo a aerodinâmica e o design da moto, com o assento flutuando no ar. O tanque de água fica abaixo do assento, que chega até uma bomba de água impulsionada pelo motor, que envia essa água em grande velocidade até a roda traseira. Outra bomba posicionada na roda envia a água de volta, mantendo o fluxo funcionando.

 

 

A pergunta que fica é: tudo o que você acabou de ler até agora nesse post… é algo real ou uma fantasia bem louca de designers?

Bom, para um projeto que começou em 2016 e tem até 2025 para ficar pronto, fica difícil achar uma resposta plausível. Mas é importante lembrar que um motor com fluxo hidráulico tem como vantagens pesar três vezes menos, ser mais ecológico e mais silencioso, além de permitir o uso de um sistema de tração nas duas rodas.

Por outro lado, um sistema como esse pode ter problemas para controlar o valor gerado pelas elevadas velocidades de deslocamento da água, além de um empuxo baseado no fluxo de líquido com certeza não seria algo constante.

Ou seja… nem tudo é tão simples como parece.

A esperança da Yamaha é que já existem motores de fluxo hidráulico, mas que funcionam a uma velocidade muito mais lenta. E a tecnologia atual não está preparada para aplicar tal conceito em uma moto.

Mas isso… hoje. Quem sabe em 2025 as coisas não são um pouco diferentes…

 

 

Via Behance, New Atlas


Compartilhe
@oEduardoMoreira