MTV VMA 2022 | Os Melhores Efeitos Visuais para te impressionar | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Música » MTV VMA 2022 | Os Melhores Efeitos Visuais para te impressionar

MTV VMA 2022 | Os Melhores Efeitos Visuais para te impressionar

Compartilhe

Os indicados na categoria Melhores Efeitos Visuais do MTV Video Music Awards 2022 contam com uma missão peculiar: mostrar para o pessoal da Marvel Studios que dá para fazer algo bem feito com pouco dinheiro.

Tá, eu sei que este não é o tópico deste post, mas poderia ser.

Temos uma lista de indicados que contaram com profissionais de pós-produção bastante inspirados, a ponto de manipularem as imagens para que todos pudessem acreditar naquilo que os artistas estavam transmitindo em tela.

Então, vamos ver quais são os videoclipes que mais tem chances de triunfar nessa categoria no VMA 2022.

 

 

 

Você precisa acreditar no que você está vendo

O trabalho de efeitos visuais tem como principal objetivo adicionar elementos estéticos que complementam (ou, em larga escala, constroem) o universo conceitual de um videoclipe.

Normalmente é um trabalho de pós-produção e, como vivemos a era da tecnologia, potentes computadores se tornam poderosas ferramentas de profissionais criativos que, de uma forma ou de outra, torna o inacreditável em algo crível.

E mesmo que você saiba que tudo o que você está vendo é fantasioso e irreal, acaba aceitando sem maiores problemas, pois o resultado estético daquela proposta é muito bem feita.

Ou seja, o responsável pelos efeitos visuais não se limita a ser apenas uma pessoa que entende muito dessa tecnologia. Ele pode ser considerado (com as suas devidas proporções) um artista ou ilusionista.

Se ele consegue te enganar bem, o serviço já está feito.

 

 

 

O que eu gostei

Eu gostei que “My Universe” de Coldplay X BTS abraça o modo “quero ser uma espécie de Guardiões da Galáxia em forma de videoclipe” sem medo de ser feliz, e os resultados alcançados são muito divertidos.

Também gostei que “Sweetest Pie” de Megan Thee Stallion & Dua Lipa se vale do absurdo e do exagero para ir além do que mostrar a dupla de cantoras sensualizando. Bom, quero dizer, a sensualidade é o mote principal do clipe, mas felizmente não é só isso: tem um conceito um tanto quanto inusitado que os efeitos visuais complementam muito bem.

E “Happier Than Ever” de Billie Eilish é tão bem feito, que você efetivamente sente a angústia da letra reforçada na metáfora visual da inundação e chuva pesada.

São clipes ótimos nestes aspectos. Mas… tem favoritos?

 

 

 

Quem eu acho que pode vencer

Sim. Tem favoritos.

“INDUSTRY BABY” de Lil Nas X com Jack Harlow é um candidato a levar a categoria pelo critério de “é um dos vídeos mais indicados no ano”. E isso, mesmo sem ter os melhores efeitos visuais dessa lista de indicados.

E eu podia jurar que o videoclipe de “STAY” de The Kid LAROI & Justin Bieber estava indicado no VMA do ano passado. Ledo engano: a música teve performance ao vivo na premiação, mas o vídeo não entrou na janela de elegíveis.

De qualquer forma, “STAY” tem excelentes efeitos visuais, e pode vencer a concorrência.

Isso é… se conseguir superar a genialidade de “The Heart Part 5” de Kendrick Lamar.

Esse videoclipe é sensacional, pois é esteticamente simples e, ao mesmo tempo, sofisticado por utilizar uma tecnologia que está madura no presente: a deepfake.

O seu desafio é descobrir se Kanye West e Will Smith realmente participaram desse videoclipe. Nosso subconsciente ficará em dúvida, mas nosso lado racional sabe muito bem que o protagonista foi impecavelmente alterado por computador.

Por entender que esse é o vídeo mais inovador da lista sem fazer qualquer tipo de pirotecnia visual, “The Heart Part 5” é o meu favorito para vencer em Melhores Efeitos Visuais no VMA 2022.

E se você não concorda comigo, vá até o vma.mtv.com e vote no seu artista favorito.


Compartilhe
@oEduardoMoreira