Em Reykjavik, capital da Islândia, a entrega de comida japonesa com um drone já é uma realidade.

A empresa Flytrex desenvolveu um drone que entrega a comida diretamente na casa do cliente registrado no aplicativo, reduzindo os tempos de entrega e os custos de deslocamento.

O restaurante japonês Aha oferece o serviço pelo seu site, que lista os produtos que podem ser entregues por um drone. Na hora de fazer o pedido, é preciso verificar se a residência está na área coberta pelo serviço, mostrando o tempo de espera estimado. Quando o drone estiver no ar, uma mensagem de texto é enviada para o cliente para que ele recolha o pedido na porta de casa.

A principal motivação para esse novo sistema e a rápida adoção por parte dos restaurantes é a geografia da cidade, que obriga os clientes a percorrerem grandes distâncias para ir de um ponto a outro da cidade. Com os drones, o tempo de entrega é reduzido para até 4 minutos, muito menor que os 25 minutos necessários para a entrega de carro.

Por enquanto, o sistema está limitado a uma área muito reduzida, e é necessário que o cliente more em uma casa com um grande quintal para que o drone possa pousar em segurança.

O drone utilizado é um DJI Matrice 600, que carrega até 3 kg e realiza rotas de 2 milhas em linha reta. A empresa trabalha para ampliar o seu raio de ação.