Início » Smartphones » Nada da Galaxy Note em 2021: fim da linha?

Nada da Galaxy Note em 2021: fim da linha?

Compartilhe

Quando você vê uma versão do Galaxy S21 com uma S Pen, é porque existe um sinal claro que as coisas iriam mudar na linha Galaxy Note.

Logo, não dá para dizer que a Samsung pegou todo mundo de surpresa com o anúncio de um “hiato indefinido” para o Galaxy Note em 2021. Esse era um rumor que já estava rolando entre os analistas de tecnologia, e agora se materializa diante da possibilidade de faltar componentes para a sua produção.

Eu prefiro ver a situação por diferentes perspectivas. Não que eu não concorde com a Samsung, mas é importante não pensar apenas em uma possibilidade.

 

 

 

Um balão de ensaio?

 

É fato que faltam componentes de hardware, e para diferentes segmentos. É só perguntar para Sony e Microsoft se ambas estão conseguindo entregar as unidades planejadas dos seus videogames.

Outros segmentos de tecnologia estão sentindo a escassez de componentes, e a Samsung é só mais uma que entrou na lista. Por isso, a desculpa para a ausência do Galaxy Note 21 é factível.

Por outro lado, estamos falando da mesma Samsung que não para de lançar smartphones dentro de outras categorias. Ou seja, só está faltando componentes para os produtos top de linha e premium que, teoricamente, contam com um número menor de unidades em produção?

Será que é isso mesmo?

Não sei. Só estou teorizando. Porém, a desculpa da falta de componentes veio bem a calhar para a mesma Samsung decidir fazer um “teste” sobre como seria a aceitação do mercado diante de uma ausência dos modelos Note em 2021.

Na prática, a Samsung pode querer saber se o público vai sentir tanta falta assim desses modelos. E se nós, usuários, vamos sentir falta de um Galaxy Note 21 quando o Galaxy S21 Ultra já possui a S Pen e entrega uma experiência de uso similar.

É uma pergunta que eu, você e todos os fãs da Samsung terão que fazer a partir de agora. Mesmo aqueles que não contam com condições financeiras para comprar o Galaxy S21 Ultra.

 

 

 

Será que o Galaxy Note volta?

 

A volta da linha Galaxy Note vai depender do desempenho do Galaxy S21 Ultra com S Pen no mercado.

Neste momento, não dá para afirmar nada. Entendo o lado da Samsung em querer testar o mercado e identificar se o seu desempenho em vendas e (principalmente) nos lucros serão afetados com a ausência do Galaxy Note.

Quem sabe vale muito mais a pena para a Samsung reduzir os seus custos com a produção de uma linha completa de modelos top de linha, aumentando a sua margem de lucro com os dispositivos que já estão aí.

Sem falar que a mesma Samsung decidiu melhorar sensivelmente os modelos da linha Galaxy A, que deve ter um aumento de preço por conta dessas melhorias, e isso vai aumentar a margem de lucro dos coreanos a médio e longo prazo.

Diante de tudo isso, dá até para dizer que a linha Galaxy Note nunca esteve tão ameaçada. Mas não me arrisco por enquanto a afirmar que chegou ao fim.

Por enquanto, é só uma pausa. Um “hiato indefinido”. Sem prazo para retorno.

Mas se o Note não voltar em 2022, é porque morreu de vez.

 

 

Via Bloomberg


Compartilhe