Não compre o Philco PNB14! Por favor! | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Notebooks e Ultrabooks » Não compre o Philco PNB14! Por favor!

Não compre o Philco PNB14! Por favor!

Compartilhe

Philco PNB14.

Ah, Philco PNB14…

Você sabe que está diante de uma grande bomba quando olha para os fios vermelhos e azuis, as luzes piscando e o nome Intel Celeron N3350 ao lado do Windows 10. E eu sou o cara que vai tentar entregar para você o alicate para cortar todos os fios e se livrar desse mal pela raiz.

O Philco PNB14 não é digno de nota, principalmente quando consideramos tudo o que é ofertado pelo preço que é cobrado. Eu entendo que precisamos de computadores de baixo custo para atender aos usuários que não tem grana para comprar um MacBook Air.

Mas até a classe C merece dignidade!

 

 

 

É uma cilada, Bino, Maria, José, João…

Não dá para entender por que a Philco lançou um negócio desses no mercado brasileiro. Ganhar dinheiro não é justificativa, pois me questiono se até mesmo os mais leigos vão se convencer com uma proposta tão débil.

E o problema não está no processador Intel Celeron N3350. Aliás, ele pode ser bem útil em um Chromebook, que custa bem mais barato que esse equipamento e pode entregar resultados similares para quem quer fazer o básico em um computador (neste caso, recomendo fortemente o Acer Chromebook C733).

O principal problema do Philco PNB14 é que esse chip Celeron N3350, combinado com 4 GB de RAM não expansível simplesmente impede que o Windows 11 seja instalado neste equipamento. Agora, considere que um notebook pode durar bem na mão do usuário por cinco anos ou mais, e fica até fácil concluir que estamos diante de um futuro peso morto na vida do usuário.

Sem falar que o Windows 10 que está instalado neste equipamento vai rodar em um eMMC de 128 GB, que é melhor que um HD mecânico, mas pior que um SSD M.2, algo que este notebook até suporta, o que chega a ser um pequeno paliativo de desempenho.

Por outro lado, se alguém pensa em economizar comprando um notebook que, em teoria, já deveria estar pronto para usar, por que vai gastar mais um pouco para comprar um SSD M.2? Mesmo com a melhor performance, não faz muito sentido na relação custo-benefício.

Mas o pacote de ruindades do Philco PNB14 se completa mesmo no fator mais importante para o usuário que quer gastar pouco com um notebook: o preço. Esse produto não vale os R$ 2.699 cobrados por ele, de forma alguma.

Neste caso, é melhor pagar um pouco a mais para ter um notebook da Samsung com possibilidades maiores de upgrade e desempenho. Ou escolher um Chromebook mesmo para fazer o básico e garantir uma produtividade mínima nessas tarefas.

 

 

 

Conselho de amigo não se dá, mas neste caso…

Se me permite contribuir para a sua vida de forma útil, deixo aqui o meu conselho para a vida: não compre o Philco PNB14. Mesmo.

Desculpa, galera da assessoria de imprensa da Philco, mas a marca mandou muito mal neste produto. Estamos em pleno 2021, com uma tecnologia de hardware e software exigentes. E não dá para ver usuários mais leigos ou com pouco dinheiro utilizando um notebook que não vai entregar uma experiência de uso satisfatória a longo prazo.

O Philco PNB14 é uma bomba disfarçada de notebook de baixo custo. Por isso, corte o fio agora. Antes que a bomba exploda na sua cara.


Compartilhe
@oEduardoMoreira