Não jogue fora a água de cozimento do macarrão | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Não jogue fora a água de cozimento do macarrão

Não jogue fora a água de cozimento do macarrão

Compartilhe

Eu amo pasta italiana. Amo macarrão, espaguete, gnocci… qualquer coisa vinda da Itália e tem como base água, farinha e ovo… eu estou comendo. E, diferente de algumas pessoas que eu conheço que adoram brócolis, esta é sim uma das comidas mais populares do mundo.

Sua facilidade em preparar, o tempo de armazenamento (que pode ser de semanas para a massa fresca) e o seu sabor incrível ajudam a explicar a popularidade do macarrão. E neste post, tem uma dica compartilhada por diversos experts em cozinha que pode mudar a sua vida: não jogue fora a água do macarrão cozido, pois ela é muito útil.

 

 

 

O que dá para fazer com a água do macarrão?

 

Quando você prova essa água do macarrão sozinha, ela não tem um bom sabor, e a sua cor não é nada convidativa. Isso acontece porque esta água está cheia do amido presente na massa que foi cozida nela. E é justamente este amido que vamos aproveitar para fazer o tal truque.

Quando você decide cozinhar qualquer tipo de pasta italiana seca (macarrão, espaguete, lasanha, etc), ao completar o processo, remova o macarrão cozido com pinças ou um escorredor de pasta. Você até pode tirar um pouco da água que sobra do cozimento, pois não vai precisar de toda essa água para o truque. Mantenha pelo menos o equivalente a uma xícara de chá da água com amido.

Ah, sim… o truque!

Deixe o equivalente a uma xícara de café da água com amido dentro da caçarola e acrescente o molho que vai usar na massa. Não importa aqui qual é o tipo de molho (bolonhesa, carbonara, tomate frito simples, pesto, etc).

O amido da água do cozimento da massa deixa o molho mais espesso, e o sal presente na água vai reforçar o sabor do molho. Assim, o molho que será despejado no macarrão terá mais corpo e mais sabor. E isso é tudo o que você deseja encontrar em um molho de macarrão.

Então, basta despejar o molho na massa já cozida, misturar bem tudo isso e pronto: você vai ter como resultado um prato de macarrão mais saboroso do que nunca.

Leve em consideração que a quantidade de água que você vai deixar vai depender da quantidade de molho que você vai usar. Se tiver água demais, o molho vai diluir. Logo, cuidado com essa proporção.

Por fim, sempre fica aquele recadinho básico para quem ama comer brócolis: macarrão é vida e amor em forma de comida. Por um mundo com mais macarrão para todos.


Compartilhe
@oEduardoMoreira