Press "Enter" to skip to content
Início » Especial » NFL no Brasil. É real. Não é um sonho. E será o jogo de nossas vidas

NFL no Brasil. É real. Não é um sonho. E será o jogo de nossas vidas

Compartilhe

(foto de 2015, quando o troféu Vince Lombardi veio ao Brasil, em uma ação da VISA em parceria com a ESPN… um dos embriões da história que testemunhamos hoje)

“Se você construir, ele virá.”

Sempre me vi como alguém solitário, e sinto que seguirei assim pelo resto da minha vida. Mas só depois de adulto que entendi que estou caminhando sozinho porque sou diferente de todo mundo e, hoje, abraço esse “ser diferente” como algo especial na minha essência.

Na infância, mal sabia que ser diferente era o que melhor poderia ter feito por mim mesmo, e se tivesse começado a aceitar essa singularidade antes, seria mais feliz.

Na verdade… hoje sei que sou feliz. Do meu jeito.

Comecei a acompanhar a sério esse fascinante esporte chamado futebol americano no final dos anos 90, quando coloquei um serviço de TV por assinatura em casa. Foi o investimento do primeiro salário que recebi na vida. Foram os primeiros eventos esportivos que dediquei madrugadas da minha juventude para acompanhar os jogos.

Naquela época, não tinha com quem conversar sobre os jogos. Sentia que apenas eu acompanhava a NFL, diferente da NBA, que sempre foi muito mais popular. E era impossível não se sentir um alienígena por apreciar algo que mais ninguém entendia ou se interessava em compreender.

E está tudo bem. Faz parte.

E eu realmente me sentia sozinho, acompanhando esse esporte incrível.

O tempo passou. E… ainda bem que veio a internet.

Foi através da rede mundial de computadores que comecei a perceber que não estava sozinho na minha paixão pelo futebol americano. Das primeiras comunidades no Orkut até os grupos de WhatsApp, constatei que, em outros cantos do Brasil, outros estavam comentando, escrevendo e compartilhando conteúdos sobre a NFL.

E todas essas pessoas me inspiraram a fazer o mesmo. Me incentivaram a não desistir dos jogos entrando até altas madrugadas, a abrir mão dos finais de semana com parentes e amigos…

A não perder nenhuma edição do Super Bowl (de forma contínua) desde 1998.

O futebol americano me entregou muitas coisas boas na vida. U2 e The Who com shows históricos, uma ex-esposa que amava assistir aos jogos comigo, amigos que acompanho de longe há mais de 20 anos, o privilégio de testemunhar algumas das maiores trajetórias esportivas da história…

É, hoje, a melhor lembrança que tenho do meu pai, pois foi ele quem me colocava para ver os jogos na Bandeirantes na década de 1980.

Após mais de 30 anos da minha vida acompanhando o crescimento do futebol americano no Brasil, sinto que ao menos um tijolo dessa grande construção que se ergueu diante dos nossos olhos foi colocado pelas minhas mãos.

E pelas mãos de todos nós, fãs brasileiros da NFL.

Cada um de nós, que deu audiência para os jogos, comentou nas redes sociais, apresentou o esporte para amigos e parentes e manteve viva essa paixão ao longo do tempo… somos diretamente responsáveis pela história que será escrita hoje em São Paulo.

Sou feliz porque, de alguma forma, faço parte de algo histórico. Que vai mudar a imagem desse esporte no Brasil de forma definitiva. Nem em meus mais loucos sonhos pensei que testemunharia um jogo da NFL em meu país, na cidade que eu amo com todas as minhas forças.

O primeiro jogo da NFL no Hemisfério Sul e em uma noite de sexta-feira em mais de 50 anos só poderia acontecer no país que tem hoje a segunda maior audiência internacional do esporte.

E essa é apenas uma das provas cabais de que não estou mais sozinho na minha paixão.

Pelo menos 36 milhões de brasileiros vão se conectar em torno de um esporte que foi a minha companhia por mais de três décadas. E isso acontece em noite de jogo da Seleção Brasileira de Futebol pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Não é pouca coisa. É algo gigante.

Para aqueles que serão testemunhas oculares da história na Neo Química Arena, eu não tenho como estar mais feliz por vocês. Aproveitem a experiência, e guardem esse momento como algumas das melhores horas de suas vidas.

Que seja um dia que vocês vão contar para seus netos com muito orgulho no futuro.

Para quem vai acompanhar de casa, vamos fazer com que essa audiência seja histórica na TV, na internet e nas redes sociais.

Vamos fazer isso. Juntos. Tal e como fizemos ao longo de todos esses anos.

O jogo de hoje não será um jogo qualquer. Será o jogo das nossas vidas como fãs de futebol americano no Brasil.

E… desde já… o muito obrigado para cada fã da NFL no Brasil… porque agora sei que, finalmente não me sinto mais sozinho no universo esportivo.

Tem uma nação compartilhando dessa mesma paixão.

 

NFL
São Paulo Game
Green Bay Packers @ Philadelphia Eagles
6 de setembro de 2024, 21h15
Neo Química Arena, São Paulo (Brasil)
Nos EUA: Peackock (edição especial do Sunday Night Football da NBC)
No Brasil: ESPN 2 (TV paga), Rede TV! (TV aberta), Disney+ (streaming) e Cazé TV (YouTube)


Compartilhe
@oEduardoMoreira