Nintendo Switch é coisa de velho? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Nintendo Switch é coisa de velho?

Nintendo Switch é coisa de velho?

Compartilhe

Se você pensava que o Nintendo Switch era coisa de criança, saiba que se enganou completamente. A própria Nintendo revelou recentemente a idade dos jogadores do seu console híbrido e, de forma surpreendente, os jogadores mais velhos aparecem em maior número do que os adolescentes.

O que pode parecer algo óbvio por um simples motivo: adolescentes não tem dinheiro, e dependem dos pais para comprar qualquer coisa na maioria dos casos. Tem dinheiro quem trabalha, paga boletos e possui cartão de crédito. Ou seja, os adultos.

Mas a explicação não pode ser tão simples. Caso contrário, não consigo um post inteligente e irreverente com pelo menos 500 palavras.

 

 

 

Qual é a faixa etária que mais joga no Nintendo Switch?

De acordo com os números fornecidos pela própria Nintendo, o maior número de jogadores do Nintendo Switch está concentrado na faixa dos 21 anos, com um pico de geração concentrado entre os 20 e os 30 anos.

Os jovens adultos, que já estão trabalhando ou em uma faculdade e, em muitos casos, iniciam a sua consolidação de vida financeira neste período de vida, são aqueles que mais jogam no Nintendo Switch, superando a geração que tem até 20 anos de idade.

Mas o que chama a atenção aqui é ver os jogadores da minha idade, entre 30 e 43 anos, superando com facilidade os adolescentes no uso do Nintendo Switch. Não pela questão financeira, que é mais que consolidada. Mas principalmente pela teórica preferência desses grupos pelos consoles da Sony e da Microsoft.

Porém, é importante lembrar que ser muito utilizado pelas faixas etárias mais velhas não quer dizer que ele vença os seus rivais em vendas. Só quer dizer que esse público está mias propenso a investir dinheiro no Nintendo Switch do que os outros grupos.

Outro detalhe importante que o gráfico publicado pela Nintendo revela é que existe um certo pico de uso do Switch entre os gamers com 8 e 12 anos de idade, mas também é registrada uma queda de adesão entre os 13 e 20 anos, deixando claro que os adolescentes não se interessam muito por este console.

 

 

 

Por que os teenagers deixam o Nintendo Switch de lado?

Outro detalhe que chama a atenção é o tipo de jogo que é o preferido dentro das faixas etárias analisadas:

  • Entre 5 e 10 anos – Zelda: Breath of the Wild
  • Entre 10 e 20 anos – Mario Kart 8, Splatoon 2
  • Entre 30 e 50 anos – Pokémon (franquia)
  • 50 anos ou mais – jogos de exercícios, Animal Crossing

 

Não há uma explicação científica para que os mais jovens deixem o Nintendo Switch um pouco de lado. Muito provavelmente essa criançada está no PlayStation ou Xbox. Ou quem sabe nos games para celulares, que são muito populares entre os adolescentes.

Fato é que o estudo da Nintendo deixa claro que os videogames não são apenas para as crianças, e esse tipo de dispositivo eletrônico se tornou um entretenimento global para todas as idades, se alinhando com outras mídias como literatura, cinema ou música.

Por isso, não se sinta culpado se você tem mais de 40 e decidiu investir boa parte do seu suado dinheiro em um Nintendo Switch: você merece!


Compartilhe