Os portáteis gaming podem ser muito úteis para algumas tarefas profissionais, mas continua sacrificando potência em nome da portabilidade, inclusive mudando a sua estética. Mas no caso do Nuclear Football, ele combina os componentes de desktop com refrigeração líquida, mas que podem ser transportados para qualquer lugar.
Nuclear Football: principais características
O Nuclear Football é considerado um computador portátil, tal e como você imagina. Ele possui uma caixa Pelican 1525 modificada com componentes de desktop, refrigeração líquida e um monitor de 23 polegadas.
No seu interior, encontramos um processador AMD Ryzen 5 2600, gráficos NVIDIA GeForce RTX 2070 Super, 16 GB de RAM e 256 GB de SSD montados sobre uma placa-mãe Gigabit B450-i Aorus Pro WiFi e alimentados com uma fonte de 600 watts da Corsair.
Seu monitor é um Dell, cujo tamanho se ajusta na caixa do Pelican 1525, de modo que você abre a caixa como se fosse um portátil. Ele conta também com um sistema de refrigeração líquida construído com componentes da EK-Vector e Alphacool, capaz de manter a temperatura a 38 graus Célsius durante os jogos, e a 44 graus na sua carga máxima.
O suposto inventor e construtor do Nucelar Football é o usuário do Reddit thegarbz, que afirma que o computador portátil que ele criou é mais barato que um notebook com características similares, além de contar com uma tela maior.
Levando em consideração que ele não é um notebook como tal, mas sim um verdadeiro computador portátil (que não é um notebook grande e pesado), o Nuclear Football não possui teclado ou touchpad, de modo que o mouse e o teclado sem fio que devem ser utilizados com esse equipamento precisam ser adquiridos separadamente.
Também é importante levar em consideração que esse equipamento não possui bateria, já que a ideia aqui não é criar um portátil com autonomia, mas sim um computador desktop portátil e de fácil transporte e configuração. Nas fotos, fica evidente que dá para transportar esse computador como se fosse uma maleta.
Isso aqui serve para quê mesmo?
Primeiro… não julgue o modding. O modding é seu amigo, e é através dele que você tem videogames portáteis lotados de emuladores na memória interna, computadores Hackintosh diversos e, por muitos anos, cópias piratas do Windows 7 funcionando sem maiores problemas.
Dito isso, projetos como o Nuclear Football servem para mostrar o resultado do trabalho de mentes habilidosas e criativas, que conseguem entregar soluções interessantes para formatos de produtos e serviços que já estavam consolidados por muito tempo.
Esse projeto até parece coisa de James Bond: ter um computador completo dentro de uma mala. Já pensou o que é isso? Sim, eu estou falando do desktop PC que muitos de nós tivemos no passado, mas no lugar de abrigar em uma caixa de metal relativamente pesada e difícil de ser transportada, está em uma mala, que é muito mais cômoda e prática.
Não espero que o Nuclear Football se transforme em um produto comercial. Tem muito mais cara de experimento mesmo. Mas é um experimento válido para constatar que a criatividade humana é uma fábrica de boas ideias (quando a mente é bem utilizada pelo indivíduo, obviamente), entregando soluções interessantes para o nosso mundo.
Via Liliputing, Reddit