Press "Enter" to skip to content
Início » Smartphones » Nunca pagamos tão caro pelos smartphones… e é exatamente isso o que os fabricantes querem

Nunca pagamos tão caro pelos smartphones… e é exatamente isso o que os fabricantes querem

Compartilhe

De um modo geral, o mercado de smartphones está mostrando sinais de recuperação nas vendas, com um aumento de envio de dispositivos registrado no primeiro trimestre de 2024, segundo o relatório da Canalys.

O motivo para essa alta nos envios é a renovação de telefones comprados durante a pandemia, somado com as melhores condições macroeconômicas em algumas regiões do planeta.

O problema é que, neste momento, estamos pagando muito mais caro pelos smartphones novos, em um movimento planejado pelos fabricantes…

…que querem que todos paguem valores cada vez mais elevados pelos melhores smartphones.

 

Quem controla o mercado controla os preços

Um dado muito relevante do relatório da Canalys é que os consumidores estão comprando smartphones mais caros do que nunca. A lista dos modelos mais vendidos inclui basicamente dispositivos premium de forma (quase) exclusiva, o que confirma a preferência por aparelhos mais avançados.

E as marcas sabem disso.

Os fabricantes sabem muito bem que os consumidores preferem os telefones mais completos, e entenderam que estão dispostos a pagar o que for por esses dispositivos. Logo, os preços sobem também em função desse comportamento de coletivo.

Entre as marcas mais vendidas, Samsung, Apple e Xiaomi seguem com os dispositivos mais comercializados de um modo geral. Marcas como Motorola e Honor também registraram um bom desempenho na Europa e nas Américas.

Porém (e de forma até assustadora, considerando os valores cobrados por esses smartphones), o iPhone 15 Pro Max e o iPhone 15 Pro são os telefones mais vendidos do planeta. Aliás, o iPhone em suas diferentes versões é o dispositivo mais popular entre os usuários, em um cenário que já existe há muito tempo.

Considerando o ano de 2024, o Samsung Galaxy S24 Ultra, o Redmi 13 e o Note 13 da Xiaomi também estão na lista dos smartphones mais vendidos, mas passam longe de serem dispositivos menos caros.

Pelo contrário: são dispositivos Premium com sistema operacional Android que podem custar tão caros quanto um iPhone Pro.

 

Tendência de mercado mais do que confirmada

O mercado está se inclinando cada vez mais para dispositivos premium. Segundo a Canalys, os smartphones de mais de 800 dólares representam agora 32% do mercado global. E essa é a maior participação de dispositivos premium na história.

Durante muito tempo, acreditamos que o maior volume de vendas dos fabricantes estava nos modelos intermediários ou de entrada. Hoje, constatamos que essa era uma ilusão, ou uma percepção um tanto quanto limitada do cenário geral.

Essa tendência de vendas de smartphones mais caros pode fazer com que os preços de dispositivos nas faixas mais acessíveis também subam de forma escalonada. O que é péssimo para os consumidores que não podem (ou não querem) pagar tanto por um smartphone.

Os modelos de entrada e linha média ainda são importantes para a expansão do mercado de smartphones como um todo, e os fabricantes precisam ficar atentos a isso.

Priorizar o segmento premium em nome dos lucros pode cobrar o seu preço no futuro. E esse preço pode ser muito mais caro do que os valores cobrados pelo iPhone 15 Pro Max e Galaxy S24 Ultra.


Compartilhe
@oEduardoMoreira