Compartilhe

O coronavírus virou epidemia global, com sinal de alerta de alto risco pela OMS. E como foram reportados casos de infecção no Japão, algumas pessoas se perguntam: os Jogos Olímpicos podem ser cancelados?

São poucos casos confirmados no Japão. Mesmo assim, isso significa que a doença está presente no país. Pois bem, a Organização Mundial de Saúde tomou medidas no passado em eventos esportivos em massa e enfermidades de fácil contágio.

Por exemplo, em 1919, as finais da Stanley Cup (da liga norte-americana de hóquei da NHL) foram canceladas por causa da epidemia da gripe espanhola. Em 2009, durante o torneio Clausura da Liga MX (campeonato mexicano de futebol), apenas os jogadores puderam entrar no estádio durante a epidemia do influenza AH1N1.

 

 

Indícios para cancelamento existem

Historicamente, os Jogos Olímpicos só foram cancelados durante as guerras (Primeira e Segunda Guerra Mundial), mas a fase classificatória do Boxe para os Jogos de Tóquio 2020 foi cancelada, e esse pode ser o primeiro indício de que o cancelamento de todo o evento olímpico pode ser uma realidade.

Outro ponto a ser levado em consideração é o fato que a OMS elevou o alerta do coronavírus para alerta global. E, nesse momento, todo o mundo está buscando a melhor maneira de se defender dessa enfermidade.

Os avanços feitos para combater a enfermidade começaram a aparecer, e se continuar dessa maneira, talvez a crise possa ser contida antes da data dos Jogos Olímpicos. Caso contrário, o evento pode ser adiado ou até cancelado. Porém, não existe uma confirmação oficial, e só teremos uma decisão sobre o assunto quando as autoridades e os responsáveis pelo comitê organizador se pronunciar sobre isso.

 

 

O que eu penso sobre?

Eu não gostaria de pensar nada, mas é impossível não pensar alguma coisa. A situação é um pouco assustadora, mesmo quando vejo de longe. E não dá para ignorar o fato que a crise do coronavírus nasceu na Ásia, em um país superpopuloso como a China.

Porém, eu prefiro ter um pouco de fé nesse momento. Nos últimos 20 anos, a humanidade enfrentou três grandes ameaças epidemiológicas: o Ebola, o Zika Vírus e o AH1N1. E em todas elas, a medicina conseguiu evitar um desastre global. Logo, podemos esperar que vão encontrar uma solução para o coronavírus antes que o pior aconteça.

Diante disso, acho que dá para acreditar sim que os Jogos Olímpicos de Tóquio devem mesmo acontecer como programado. Mas essa é apenas a minha opinião. Eu ainda vou esperar que os responsáveis pelo evento se manifestem de forma oficial.


Compartilhe