ps4-v-xbox-one-cross-network-gaming

A Microsoft deu o primeiro passo. Liberou o cross-network do Xbox One com o PC e outros consoles, ou seja, será possível que os usuários de outras plataformas interajam com os gamers da sua plataforma, algo muito bem vindo para quem joga online. A não ser é claro que você é um bobo que fica na briguinha entre caixista e sonysta. Aí é uma questão pessoal sua, e não uma impossibilidade tecnológica.

Outros que vão agradecer são os desenvolvedores de jogos para essas plataformas. Com exceção dos jogos exclusivos (que ainda vão perdurar para que a competitividade entre as plataformas continue), todos poderão jogar com todos os títulos já existentes, o que pode aumentar o volume de vendas dos títulos e dos adicionais que são comercializados dentro de alguns desses jogos.

Viabilidade técnica para isso sempre existiu. As produtoras de grande porte contam com infraestrutura para gerenciar redes gigantes de jogadores. Logo, pode suportar os gamers de diferentes plataformas simultaneamente. A limitação estava nas redes dos consoles, imposta pelos fabricantes desses consoles. Antigamente isso fazia algum sentido, mas hoje, não mais. Ainda mais quando estamos em um momento em que é mais difícil vender qualquer coisa no mundo todo.

Agora… será que a Sony está interessada em dar as mãos para o inimigo em benefício dos seus jogadores?

ps4-v-xbox-one-cross-network-gaming-confirmed

De novo: o movimento de cross-network é lucrativo para todo mundo. A venda de consoles passaria a ter um componente adicional. Além da preferência pelos títulos exclusivos, teria a preferência pela experiência de uso. O elemento principal dessa atual geração de consoles, que é a jogabilidade remota através de uma conexão de dados, seria algo universal, interligando todos os jogadores em um ambiente único.

O hardware dos dispositivos envolvidos seria similar, o que não comprometeria na jogabilidade nesse aspecto. É claro que, caso a Sony aceite participar da brincadeira, a bola passa de novo para as produtoras de jogos, que terão que garantir que suas redes sejam capazes o suficiente para suportar o aumento da demanda.

Mesmo assim, é vantagem para todo mundo. Vale a pena o investimento. Vale a pena a aposta.

Vem participar dessa brincadeira com a gente, Sony! A galera vai curtir!