O desafio matemático do TikTok que pode fazer você chorar Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » O desafio matemático do TikTok que pode fazer você chorar

O desafio matemático do TikTok que pode fazer você chorar

Compartilhe

O TikTok ainda sobrevive, apesar do louco desejo do governo norte-americano em baní-lo (sim, mudou a gestão, mas a vontade pela expulsão continua). Mas enquanto ele ainda funciona, vale a pena falar dele e, principalmente, dos seus desafios malucos, criado por usuários ainda mais malucos.

Eu odeio matemática. E, ainda assim, escolhi a área de exatas. Não adiantou nada ter desviado o foco para humanas, acreditando que eu passaria o resto dos meus dias apenas escrevendo. Configurar um blog exige mais matemática do que o imaginado.

Agora, descobri que também não posso chegar muito perto do TikTok, pois até lá a matemática está fazendo todo mundo sofrer e chorar.

 

 

 

Uma conta que leva todo mundo às lágrimas

 

Se a matemática não é o seu forte e você ainda tem traumas de infância, é melhor nem chegar perto desse problema matemático que virou viral no TikTok. Nessa proposta típica para levar qualquer um para o estado de depressão profunda, você vai falhar na resolução de questões simples.

E isso, com o passar do tempo, fará com que você conclua que é um fracassado na vida. E as chances de você chorar diante da derrota são enormes.

Repito, nem é um problema tão complexo assim. Tudo se resume em uma pergunta:

É possível dividir o número 87? Ou ele é um número primo?

Antes de você fechar este post para abrir outra aba do navegador web em busca da resposta no Google… pare, respire e pense um pouco. Aliás, pense em qual seria a resposta correta, de acordo com a sua opinião, dos seus conhecimentos matemáticos e até mesmo pela sua experiência de vida.

Se o seu QI é acima de 90, não vai demorar muito tempo para encontrar a resposta correta. Se for um QI abaixo de 90, ninguém se importa se você responder qualquer coisa nos próximos 10 segundos. Por isso, não vale a pena sair correndo para pesquisar no Google. É mais divertido (e doloroso) agir da forma como acabei de recomendar.

Pois bem. Dez segundos depois…

Essa equação simples é mais complexa porque o seu cérebro dá uma bela de uma bugada quando se depara com ele. Em teoria, o número 87 PARECE SER um número primo. Porém, na prática, ele é um número composto, já que pode ser dividido por 3, o que dá um resultado de 29 para cada parte.

 

 

 

Como é que você sabe disso?

 

Porque sou eu que está escrevendo esse post, oras!

E porque, por ser um número ímpar terminado por 7 (um dos números primos mais conhecidos por todos, inclusive pelo meu primo), muitas gente pensa rapidamente que 87 é um número primo. Quando não é.

E isso não acontece porque você dormiu nas aulas de matemática. É porque essa é uma exceção no meio de um mar de regras, e durante a sua vida ninguém veio com uma regra clara sobre como memorizar essa regra…

…até esse post aparecer na sua frente.

 

@bcrn10

dhmu

♬ Fortnite season 3 lobby music – Liam

 

Os vídeos com este desafio matemático no TikTok mostram pessoas chorando por causa de uma simples conta. Nem é pra tanto, e todo exagero merece virar piada.

E, para resumir: se você não quer passar por essa dor que é se sentir um burro diante da matemática, é só você se lembrar que, para saber se um número é divisível por três, some todos os seus valores. Se o resultado é um múltiplo de 3, é sinal que ele pode ser dividido por três.

Exemplo: 8+7 = 15. 15/3 = 5. Logo, 87 é divisível por 3 (87/3 = 29).

De nada!


Compartilhe