Jimmy Fallon ofereceu um dos espetáculos mais inquietantes da TV norte-americana nos últimos tempos. Durante uma edição do seu The Tonight Show, ele decidiu interagir com a Sophia, um dos robôs da Hanson Robotics, modelo que já conta com um grande avanço no seu desenvolvimento.

No vídeo, podemos ver como Sophia surpreende a todos apresentando a sua irmã mais nova, a Little Sophia, nova criação da empresa. Basicamente o novo robô é uma versão reduzida da original, pensada no usuário final. É, queria ver o Exterminador do Futuro assistindo essa cena.

Mas tacada final do vídeo é quando Fallon pergunta para Sophia se ela gostaria de cantar em karaokês, e a incentiva a cantar com ele. A dupla decide interpretar ‘Say Something’ de Christina Aguilera, e para a surpresa de muitos, Sophia se sai bem.

Fallon não segura algumas risadas, levando em conta o absurdo da situação, mas com certeza que este foi um momento que em breve será lembrado como um marco no mundo da robótica.

O que mais surpreende é a qualidade da voz de Sophia. Levando em conta o seu aspecto robótico enquanto fala, essa característica desaparece quando ela começa a cantar, e aqui encontramos uma voz doce. E ela não se limita apenas a cantar a canção de Christina Aguilera, mas também interpreta a música com gestos de braços e expressões faciais.

Em um futuro próximo, essa cena pode ser mais comum do que podemos imaginar. A inteligência artificial aplicada à robótica ainda tem muito o que evoluir, mas já dá mostras assombrosas do que é capaz de fazer.

Será que devo usar aqui a mesma regra que adoto para os robôs da Boston Dynamics e ficar com medo desde já do nosso futuro? A proposta da Sophia soa bem mais simpática e amigável para a maioria de nós, meros mortais. Mas… eu não sei se ainda dá para confiar.

Insisto que um dia a inteligência artificial vai se dar conta que nós, seres humanos, somos um bando de estúpidos, e que a única solução será exterminar a raça humana.