O escudo de invisibilidade existe, funciona de verdade e você pode comprar hoje mesmo | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » O escudo de invisibilidade existe, funciona de verdade e você pode comprar hoje mesmo

O escudo de invisibilidade existe, funciona de verdade e você pode comprar hoje mesmo

Compartilhe

Sabe a capa de invisibilidade do Harry Potter? Se a resposta é SIM, eu tenho que dizer: cara, você é muito nerd!

E é mais nerd ainda se algum dia quis uma capa dessas no mundo real.

De qualquer forma, saiba que você ao menos pode ter agora não exatamente a capa, mas um escudo de invisibilidade que, acredite se quiser, funciona de verdade. O escudo é de plástico, e realiza o sonho de muitas pessoas que gostariam de desaparecer do planeta em determinados momentos.

Principalmente aqueles momentos de vergonha alheia, quando o amigo decide se fantasiar de Harry Potter para participar da CCXP.

 

 

 

Como o escudo de invisibilidade funciona?

A empresa Invisibility Shield colocou no mercado o primeiro escudo de invisibilidade comercial. Ou seja, qualquer coisa e/ou pessoa que é colocada atrás do escudo se torna invisível automaticamente.

Mas… como isso é possível?

O vídeo é chamativo pelos detalhes. Ele mostra como as ondas do mar ao fundo se movem atrás da tal pessoa que, em teoria está invisível. No final um giro de 360 graus mostra que o fundo do escudo também se modifica.

Não é uma invisibilidade perfeita, pois o fundo da imagem fica um pouco borrada. Mas é melhor do que qualquer chroma key que tentou o mesmo efeito ao longo dos últimos anos. E tudo isso é feito a partir de um plástico semitransparente, e dispensando o uso de uma fonte de energia para que a mágica funcione.

E a melhor parte de tudo isso é que estamos diante da ciência, e não da magia.

Esse escudo é feito de lentes lenticulares, que é a mesma que projeta efeitos em 3D em algumas capas de livros ou encartes de filmes em DVD ou Blu-ray, que projeta uma imagem tridimensional se a pessoa está olhando para a imagem de frente. Quando olhamos nas laterais, a imagem volta a ser plana.

O escudo é capaz de alterar a luz de acordo com os parâmetros da Lei de Snell, que calcula o ângulo de reflexão da luz ao atravessar a superfície de separação entre dois meios. Ou seja, todo objeto tem um índice de refração da luz, e isso faz com que você veja o mesmo elemento de forma diferente quando a luz atravessa o ar e a água.

Logo, o escudo de invisibilidade da Invisibility Shield permite que se crie pontos cegos a uma determinada distância, e é isso o que faz com que a pessoa por trás dele fique invisível.

 

 

 

E a melhor parte: ele está disponível para venda

O escudo de invisibilidade existe no nosso mundo, e qualquer pessoa disposta a pagar pode comprar o produto no Kickstarter.

Um escudo pequeno de 30 x 20 cm para ocultar objetos custa 57 euros. Já o escudo que mede 95 x 65 cm para ocultar pessoas custa 350 euros.

Olha… pelo pouco que consegui ver (ou não ver) diante do material compartilhado para a sua divulgação, vale a pena investir algum dinheiro para ficar invisível.


Compartilhe
@oEduardoMoreira