Os mais antigos no mundo da tecnologia se lembram do evento de lançamento do Windows 95. E, neste caso, recordar é viver muito mais.
Esse evento foi um grande acontecimento, em todos os sentidos. O lançamento do Windows 95 em 24 de agosto de 1995 marcou um antes e um depois na história da Microsoft e dos computadores pessoais, já que marca a maior revolução da história da informática de consumo… e o início de um monopólio dos sistemas operacionais de escritório.
Pois bem, muitos fragmentos desse lançamento estavam disponíveis em vídeos no YouTube. Mas agora, temos (finalmente) a versão completa do vídeo desse evento.
O primeiro em muitas coisas
O Windows 95 é um pioneiro em vários campos da informática como, por exemplo, ser o primeiro sistema operacional da Microsoft com interface gráfica real, estreando elementos que estão nos computadores até hoje, como o Menu Iniciar ou a Barra de Tarefas, além de oferecer o multitarefa em perspectiva, nomes de arquivos longos e o Internet Explorer como navegador web padrão.
Foram cinco Service Packs que melhoraram o sistema operacional, que também estreou o Plug & Play, a porta USB para conexão de periféricos, o sistema de arquivos FAT-32 e a porta de gráficos AGP, entre outros. 13 disquetes (que depois migraram para um CD-ROM) eram responsáveis pela instalação do sistema operacional mais bem sucedido da história.
E como foi o evento de apresentação do Windows 95?
Um jovem Bill Gates ao lado de um já maluco Steve Ballmer se divertia com as piadas de Jay Leno. Toda a estética dos anos 90 dá aquele ar de nostalgia reconfortante. Entre os funcionários que testemunharam para o vídeo de abertura do evento estava Joe Belfiore, e os flashes das câmeras fotográficas da imprensa eram acionados o tempo todo.
Rolou até uma piada antitruste, já que o Departamento de Justiça dos EUA acusava a Microsoft de monopólio nos navegadores web, pois se valia de sua posição de mercado para promover o Internet Explorer. Mal sabia a gigante de Redmond que perderia a batalha legal.
Até um “carro elétrico” foi apresentado no evento para simbolizar o mouse da Microsoft para o Windows 95. Foi a primeira vez que ouvimos a música de inicialização do sistema operacional, que foi selecionada depois que Brian Eno compôs 83 mini melodias compostas ironicamente em um Mac.
E tudo terminou ao som de “Start Me Up” dos Rolling Stones, cujos direitos de utilização da canção custaram para Bill Gates nada menos que US$ 14 milhões. A Microsoft investiu em toda a campanha de marketing para o lançamento do Windows 95 a bagatela de US$ 300 milhões.
Dinheiro gasto e mais que justificado. O Windows 95 foi um sucesso comercial até então inédito, se tornando com o passar do tempo o maior sistema operacional da história. Esse lançamento fez do muito jovem Bill Gates o homem mais rico do planeta na época.
Ou seja, tudo o que escrevi até aqui são argumentos mais que suficientes para que esse vídeo seja guardado com o maior cuidado possível, pois este é um dos momentos mais importantes da história da tecnologia, de forma indiscutível.