O evento de lançamento do Windows 95, finalmente na íntegra, no YouTube | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Software » O evento de lançamento do Windows 95, finalmente na íntegra, no YouTube

O evento de lançamento do Windows 95, finalmente na íntegra, no YouTube

Compartilhe

Os mais antigos no mundo da tecnologia se lembram do evento de lançamento do Windows 95. E, neste caso, recordar é viver muito mais.

Esse evento foi um grande acontecimento, em todos os sentidos. O lançamento do Windows 95 em 24 de agosto de 1995 marcou um antes e um depois na história da Microsoft e dos computadores pessoais, já que marca a maior revolução da história da informática de consumo… e o início de um monopólio dos sistemas operacionais de escritório.

Pois bem, muitos fragmentos desse lançamento estavam disponíveis em vídeos no YouTube. Mas agora, temos (finalmente) a versão completa do vídeo desse evento.

 

 

 

O primeiro em muitas coisas

O Windows 95 é um pioneiro em vários campos da informática como, por exemplo, ser o primeiro sistema operacional da Microsoft com interface gráfica real, estreando elementos que estão nos computadores até hoje, como o Menu Iniciar ou a Barra de Tarefas, além de oferecer o multitarefa em perspectiva, nomes de arquivos longos e o Internet Explorer como navegador web padrão.

Foram cinco Service Packs que melhoraram o sistema operacional, que também estreou o Plug & Play, a porta USB para conexão de periféricos, o sistema de arquivos FAT-32 e a porta de gráficos AGP, entre outros. 13 disquetes (que depois migraram para um CD-ROM) eram responsáveis pela instalação do sistema operacional mais bem sucedido da história.

 

 

 

E como foi o evento de apresentação do Windows 95?

Foi épico!

Um jovem Bill Gates ao lado de um já maluco Steve Ballmer se divertia com as piadas de Jay Leno. Toda a estética dos anos 90 dá aquele ar de nostalgia reconfortante. Entre os funcionários que testemunharam para o vídeo de abertura do evento estava Joe Belfiore, e os flashes das câmeras fotográficas da imprensa eram acionados o tempo todo.

Rolou até uma piada antitruste, já que o Departamento de Justiça dos EUA acusava a Microsoft de monopólio nos navegadores web, pois se valia de sua posição de mercado para promover o Internet Explorer. Mal sabia a gigante de Redmond que perderia a batalha legal.

Até um “carro elétrico” foi apresentado no evento para simbolizar o mouse da Microsoft para o Windows 95. Foi a primeira vez que ouvimos a música de inicialização do sistema operacional, que foi selecionada depois que Brian Eno compôs 83 mini melodias compostas ironicamente em um Mac.

E tudo terminou ao som de “Start Me Up” dos Rolling Stones, cujos direitos de utilização da canção custaram para Bill Gates nada menos que US$ 14 milhões. A Microsoft investiu em toda a campanha de marketing para o lançamento do Windows 95 a bagatela de US$ 300 milhões.

Dinheiro gasto e mais que justificado. O Windows 95 foi um sucesso comercial até então inédito, se tornando com o passar do tempo o maior sistema operacional da história. Esse lançamento fez do muito jovem Bill Gates o homem mais rico do planeta na época.

Ou seja, tudo o que escrevi até aqui são argumentos mais que suficientes para que esse vídeo seja guardado com o maior cuidado possível, pois este é um dos momentos mais importantes da história da tecnologia, de forma indiscutível.


Compartilhe
@oEduardoMoreira