Início » Cinema e TV » O Homem de Ferro do MCU é contra o uso da IA

O Homem de Ferro do MCU é contra o uso da IA

Compartilhe

A inteligência artificial está transformando a indústria do entretenimento, permitindo que os estúdios recriem digitalmente a imagem de atores. Mas nem todos estão gostando disso, já que querem manter seus legados intactos e, principalmente, não querem que terceiros sigam lucrado após a morte.

Um dos grandes perigos que o avanço da inteligência artificial pode resultar é no uso das imagens dos artistas sem o seu devido consentimento. E é sobre este aspecto que uma voz importante como a de Robert Downey Jr. decidiu se pronunciar.

Quase como se ele (Robert) estivesse dando um recado muito claro para a Marvel Studios.

 

A declaração de Robert Downey Jr.

Em sua participação no podcast On With Kara Swisher, Robert Downey Jr. deixou clara sua posição firme contra o uso de IA para replicar sua imagem sem permissão, mesmo postumamente. Ele enfatizou que até advogados estarão preparados para proteger sua imagem.

Palavras do futuro Doutor Destino no MCU:

“Há duas questões. Uma é como eu me sinto sobre todas essas coisas que estão acontecendo e, nesse caso, eu digo que quase não sinto nada, porque eu já tenho uma vida emocional minha que está acontecendo. E sobre voltar para o MCU, eu não estou preocupado com eles sequestrando a alma do meu personagem, porque há três ou quatro pessoas tomando as decisões lá e eles não fariam isso comigo ou sem mim.

(…)

Futuros executivos certamente farão isso (…) Neste caso, eu gostaria de (deixar claro que) meu escritório de advocacia será muito ativo.”

Downey questiona o direito moral e ético de estúdios e empresas tecnológicas em utilizar representações digitais dos atores falecidos, levantando a reflexão sobre a necessidade de respeito pelo aspecto humano da atuação.

 

Foi por isso (também) que os atores fizeram greve…

Conhecido pelo papel como Tony Stark no MCU, Downey demonstra confiança nos atuais executivos da Marvel, mas diz estar preparado para futuros confrontos legais caso tentem replicá-lo digitalmente sem autorização.

A legislação da Califórnia recentemente proibiu o uso não autorizado da imagem de atores falecidos, uma vitória que fortalece os direitos de imagem na era digital e protege o legado dos artistas, inspirada pelo movimento do Sindicato dos Atores, o SAG-AFTRA.

O mesmo SAG-AFTRA já sinalizou resistência ao uso de IA sem consentimento, com a recente greve reforçando a demanda por maior segurança e direitos de imagem frente aos avanços tecnológicos.

A crescente adoção da IA é um grande problema que precisa ser administrado por estúdios e artistas, pois as representações digitais ameaçam desvalorizar a atuação humana, tornando-se mais um “produto” do progresso tecnológico e levando a uma busca por regulações que equilibrem inovação e respeito ao legado humano.

Já Downey Jr. se mantém ativo na indústria. Está neste momento promovendo sua estreia na Broadway em MacNeal e prepara o seu retorno ao MCU em 2026 como o vilão Doutor Destino (ou uma versão do personagem de um universo alternativo).


Compartilhe