Compartilhe

Lembra do hospital que a China iria construir em dez dias para cuidar das vítimas do Coronavírus? Então… ele foi inaugurado ontem (2). Ele foi construído em Wuhan, epicentro da epidemia, e responde pelo nome Huoshenshan Hospital.

O edifício possui 25 mil metros quadrados, com 1.000 leitos e 1.400 funcionários. As obras começaram em 23 de janeiro e o último ladrilho foi instalado em 2 de fevereiro, ou seja, menos de 10 dias. O hospital começa a receber pacientes a partir de hoje (3).

A seguir, um timelapse completo da construção: 10 dias em 60 segundos:

Lembrando que tem um segundo hospital em construção em tempo recorde na China. O Leishenshan Hospital também ficara em Wuhan e começou as suas obras em 23 de janeiro, e as obras serão concluídas em 5 de fevereiro. 12 dias de construção para abrigar 1.600 leitos.

 

 

O segredo está nos módulos pré-fabricados

 

 

Essa é mais uma prova da capacidade de operação e organização da China. Porém, o truque aqui é utilizar os módulos pré-fabricados, técnica que vem sendo aplicada no país asiático a algum tempo, e ao redor do mundo aos poucos.

Os módulos vão se juntando para compor a construção final. O terreno é nivelado por escavadoras para depois serem aplicadas as placas base. Sobre essa base, são instaladas pilares que mantém uma certa distância entre o módulo que é colocado em cima deles e a base em si, evitando uma contaminação do solo e a conexão das tubulações subterrâneas. Por fim, dezenas de módulos pré-fabricados são colocados por cima, com conexão entre si.

Cada módulo tem aproximadamente dez metros quadrados e abrigam duas camas cada um. São módulos despressurizados para evitar que o ar fique contaminado. As 1.400 pessoas que vão trabalhar no hospital foram fornecidas pelo exército chinês.

Não é a primeira vez que a China constroem grandes projetos em tempo recorde. Em 2003, o país levantou o Xiaotangshan Hospital em Pequim em apenas sete dias, para combater a epidemia SARS.

 

 

Além desses hospitais, a cidade de Wuhan conta com mais de uma dezena de pequenos centros de tratamento e hospitais por toda a cidade. As autoridades chinesas esperam poder atender a todos os afetados pelo Coronavírus na região. Nesse momento são mais de 14 mil infectados e mais de 300 mortes por causa do vírus ao redor do mundo.

Falem o que quiser, mas… dois hospitais e 2.600 leitos para atender aos infectados do Coronavírus em apenas 12 dias? É para aplaudir as autoridades chinesas de pé.

Seria um sonho ver algo parecido acontecer aqui no Brasil.

 

 

Via @DoveWan


Compartilhe