O iPhone 4 da Estrela da Morte | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Smartphones » O iPhone 4 da Estrela da Morte

O iPhone 4 da Estrela da Morte

Compartilhe

A Apple lutou por anos contra os vazamentos dos futuros lançamentos dos seus smartphones, e nos últimos anos parece ter jogado a toalha. Porém, para tentar evitar que o iPhone 4 chegasse antes na imprensa, a empresa apelou para Star Wars.

O youtuber DongleBookPro encontrou um raro protótipo de iPhone 4, que inclui uma série de diferenciais no seu design, com destaque para o logotipo da Estrela da Morte na parte traseira no lugar do logo da maçã mordida da Apple.

 

 

 

Uma metáfora? Ou uma piada interna?

Seria um exagero fazer uma analogia entre a gigante de Cupertino com o império do mal de Star Wars? Afinal de contas, muitos compararam no passado a personalidade de Steve Jobs com a de Darth Vader.

A analogia entre os dois universos pode até ser válida. O que é um pouco surpreendente neste caso é ver a própria Apple abraçando a piada. Ou pelo menos um dos seus engenheiros enxergando a empresa como parte desse império.

De qualquer forma, essa foi a estratégia escolhida pela Apple para tentar impedir o vazamento do design do dispositivo. Na cabeça deles, isso seria o suficiente para convencer que aquele só era mais um telefone em parceria com Star Wars, e não um futuro iPhone prestes a chegar ao mercado.

Se parar para pensar, até que a estratégia faz um certo sentido. Porém, é difícil imaginar que as pessoas estavam tão ingênuas naquela época a ponto de acreditar nessa história que, hoje, tem um ar um tanto quanto fantasioso.

De qualquer forma, sabemos hoje que este é um protótipo porque, obviamente, conhecemos o iPhone 4, e identificamos a clara semelhança entre os dois modelos.

Ainda assim, é possível identificar outras diferenças entre esse protótipo e a versão final que chegou ao mercado. O iPhone 4 com a Estrela da Morte não possui a tela Retina, não tem parafusos visíveis, recebe um módulo de câmera completamente diferente daquele presente no modelo final, uma versão muito rudimentar do iOS 4 e diferentes ícones de sistema.

Vários dos detalhes presentes neste protótipo não se materializaram na versão final do iPhone 4, o que mostra o quão distante este tipo de produto pode estar da realidade de mercado, dando uma ideia dos caminhos que um dispositivo de tecnologia percorre até que o mesmo desembarque nas lojas.

Vale o registro pela curiosidade histórica, pela informação pertinente ao mundo mobile e, principalmente, pela piada que nasce diante dos nossos olhos.


Compartilhe