microsoft-saude

A Microsoft tem em suas mãos um dos dispositivos mais revolucionários do mercado, o Kinect. O pequeno gadget lançado no final de 2010 conseguiu não só reinventar a roda dos videogames mas também revolucionar setores diferentes do qual o seu produto estava focado. Um desses setores é o da saúde, onde a empresa mostra o seu lado mais solidário. E o setor médico está nos planos da empresa na nova versão do Kinect para 2014.

A Microsoft ofereceu o acesso ao seu kit de desenvolvimento do Kinect aos empreendedores, ou empresas de diversos setores, para que esses experimentassem e desenvolvessem ideias inovadores. E o setor de saúde foi um daqueles que mais se aproveitaram das vantagens do gadget, tanto na recuperação e melhoria da saúde do paciente, até abrindo as janelas para novas formas de interação com os médicos.

Entre os projetos que estão funcionando nesse momento em vários países, destaco um do pessoal da empresa espanhola Tedesys, que está desenvolvendo um aplicativo que permite a visualização do histórico do paciente dentro de radiografias e imagens tridimensionais, enquanto a operação é realizada. Com isso, o cirurgião não precisa tocar em nenhum elemento, nem mesmo em um monitor, minimizando assim o risco de infecções.

As técnicas de reabilitação também recebem atenção especial dos segmentos de tecnologia. Algumas universidades europeias estão criando aplicativos que permitem aos pacientes que continuem o tratamento de uma esclerose múltipla, com exercícios de equilíbrio passados através de simples jogos de videogame.

Grande parte do sucesso do Kinect está no desenvolvimento de jogos de videogame adaptados pra a área médica. Nos últimos anos, a importância dos jogos eletrônicos na aprendizagem está mais do que clara: doentes com paralisia cerebral, lesões neurológicas ou pacientes com Mal de Alzheimer conseguem melhorar o seu estado de forma parcial enquanto eles se divertem.

kinect.jpg

Projetos que permite aos pacientes receber consultas e orientações médicas profissionais através de uma interface simples só são viáveis hoje graças à flexibilidade da proposta do Kinect. E esse conceito se expande ainda mais, com aplicativos disponíveis para o Windows 8, como o Microsoft Health Vault, onde podemos introduzir o histórico médico de todos os membros de nossa família.

Hoje, os médicos podem obter informações sobre o paciente independente de qual parte do mundo esse mesmo paciente se encontra, e a partir daí, podem passar recomendações ou tratamentos, realizando uma completa análise visual do enfermo através da uma videochamada.

Com a chegada em 2014 da nova versão do Kinect para Windows, que deve oferecer melhorias em todos os aspectos em relação à versão anterior, os empreendedores ou desenvolvedores serão capazes de encontrar soluções cada vez mais poderosas e completas para tentar melhorar a saúde de muita gente.