O Melhor Filme Internacional de 2024 conta a história de uma mulher resiliente, que esperou o marido voltar e, ao saber que isso não iria acontecer, foi ao seu encontro. Na prisão. E não foi convidada para isso.
É um filme que se funde com a história de muitas esposas, mães, avós e filhas, que buscaram incansavelmente descobrir o que aconteceu com aquelas pessoas amadas que desapareceram e, depois, consideradas mortas.
Mesmo que isso não fosse oficialmente reconhecido.
A morte é uma forma de dar um fim digno à uma existência. Não ter esse registro é uma forma de apagar alguém da história. Algo que jamais deveria acontecer em uma democracia.
O Melhor Filme Internacional de 2024 é uma lição para o mundo que, a partir de agora, não será esquecida. Mesmo que queiram muito. Mesmo que tentem muito.
Mesmo que ameacem a existência de quem escreveu essa história, ou de quem insiste em contar para outro alguém o que aconteceu.
Porque todos os mais de 5 milhões de brasileiros que saíram de casa para conhecer essa história vão compartilhar o que viram e ouviram para filhos, netos, bisnetos, amigos, parentes distantes, colegas de trabalho…
…e até mesmo para quem torceu contra.
O Melhor Filme Internacional de 2024 dá luz e reconhecimento justo à luta de Eunice Paiva por justiça e verdade.
Em um país como o Brasil, que tem uma enorme dívida história com o povo preto, com os povos originários e com mais de 30 mil pessoas que ousaram lutar contra os crimes cometidos pela Ditadura Militar, é correto dizer que, hoje, todos nós vencemos.
O Brasil venceu. Finalmente, temos um Oscar.
O Melhor Filme Internacional do Oscar 2025 é “Ainda Estou Aqui” filme de Walter Salles que conta a história de Eunice Paiva, que renunciou a sua vida por esperar a volta do marido que nunca veio, por ser torturada de forma covarde, e por buscar incessantemente que um desaparecimento se convertesse em uma morte digna.
O maior prêmio?
Jamais vamos esquecer do que aconteceu com Eunice e tantas outras mulheres que choraram seus desaparecidos.
E faremos de tudo para que isso nunca mais volte a acontecer no Brasil.
Porque, agora… TODOS NÓS ESTAMOS AQUI!
#AindaEstouAqui #Oscars #Oscar2025 #DitaduraNuncaMais