A linha Downtown do metrô de Cingapura conecta áreas residenciais do leste e noroeste com o centro da cidade, e acaba de implementar tecnologias de automação e controle ferroviário da Siemens, fazendo possível que o metrô funcione sem a necessidade de um condutor na cabine.
Esta linha é gerenciada pela SBSTransit, e tem 4 km, seis estações e sete trens que funcionam de forma completamente automática. Se espera que, para 2017, a linha tenha uma longitude total de 42 km e 34 estações, transportando mais de meio milhão de passageiros diariamente. Tudo isso, sem condutor.
A tecnologia que possibilita as operações sem condutor da Downton Line é feita sob a supervisão e controle do sistema Trainguard SIRIUS CBTC da Siemens, um sistema de condução automática de trens (ATC), que promete otimizar a frequência do serviço, aumentando a capacidade de transporte.
Se algum problema acontecer, o SIRIUS segue funcionando, através de um modo ATP (ou Proteção Automática do Trem), onde ele pode manter o movimento dos trens com segurança.
Enquanto isso, no Brasil… bem, vocês sabem…