Compartilhe

Você chega do supermercado, e quer beber a sua cerveja que você acabou de comprar… estupidamente gelada. Isso é quase impossível, pois você precisa esperar pelo menos uma hora (em média) para a cerveja esfriar, ou correr o risco de congelar a bebida no congelador (e terminar com a latinha explodindo lá dentro).

Pois bem, a empresa Enviro Cool desenvolveu um sistema de refrigeração rápida barato e ecológico, dispensando o processo de resfriamento por líquido carbonatado, o que complica a vida quando você quer beber uma cerveja ou refrigerante.

Para resolver o problema, a empresa criou uma tecnologia de auto refrigeração chamado V-Tex, que promete gelar as bebidas em apenas 30 segundos, com a ajuda de um vórtice de centrifugação.

 

 

 

Cerveja gelada em 30 segundos

 

 

Ao rotacionar a bebida a uma certa velocidade, ele cria um vórtice Rankine e, dessa forma, o líquido carbonatado pode ser mesclado sem afetar as bolhas de dióxido de carbono. Assim, o líquido externo gela mais rápido que o interno, com a velocidade de resfriamento podendo ser melhordada com uma rotação com arranques e paradas.

Com esse sistema, uma lata de cerveja fica gelada em apenas 30 segundos, uma garrafa de 330 ml em dois minutos e uma garrafa de 500 ml fica gelada em dois minutos em meio. A tecnologia V-Tex consegue economizar até 80% de energia, pois dispensa a geladeira ao receber as bebidas em temperatura ambiente até minutos antes do consumo.

 

 

Tal economia energética fez com que a União Europeia patrocinasse o projeto com 1 milhão de euros, e a empresa de refrigeração industrial DYMTEC é responsável pela sua distribuição no continente. O V-Tex começou a ser comercializado em três formatos diferentes: em forma de dipensers para centros comerciais ou postos de combustível, em formato doméstico, como se fosse um mostrador de um bar, ou com um design mais vanguardista.

 

 

Ele pode gelar duas latas ou duas garrafas ao mesmo tempo, e pode até gelar o leite dos bebês. Um teclado permite a indicação do tipo de embalagem, seu tamanho e o ponto de resfriamento. O V-Tex também será comercializado como um dispositivo que pode ser instalado na porta da geladeira.

 

 

 

Não foram revelados preços ou data de lançamento do V-Tex para o consumidor final, mas a promessa é que o produto terá um preço acessível. Se isso realmente acontecer, ele vai revolucionar a forma em como armazenamos as nossas bebidas, acabando com a frustração de ir até a geladeira por uma nova cerveja, e perceber que vai ter que esperar por uma hora até a sua bebida favorita gelar.

 

 

 

Via V-Tex Technology


Compartilhe