Ir ao conteúdo

O notch na tela dos smartphones vai morrer em 2021?

Compartilhe

Estou torcendo pela morte do notch em 2021. De verdade.

Na verdade, desejo que o notch morra desde o dia que ele nasceu. Esse entalhe na tela é um dos motivos para os meus pesadelos até hoje. E não me chame de hipócrita porque adquiri um iPhone 11 (até porque fiquei com o Pocophone F1 por quase dois anos): eu sou obrigado a conviver com esse aborto da natureza.

Mas sou realista, e entendo que o notch não deve morrer tão cedo, mesmo com os primeiros smartphones com o sensor de fotos abaixo da tela chegando ao mercado.

E você já sabe muito bem por que o notch não vai morrer.

 

 

 

Porque a Apple não quer

 

 

Você sabe muito bem o que acontece aqui.

Durante muito tempo, eu tentei me segurar sobre o que eu penso do comportamento de vários fabricantes de tecnologia em relação à Apple. Mas hoje, aprendi a falar as verdades inconvenientes.

Pois bem… tem muito fabricante de smartphones que se comporta como “Maria-vai-com-as-outras” e imita a Apple em tudo. O motivo é bem simples: todo mundo quer ter um dispositivo no estilo da Apple porque vende com muita facilidade.

O grande problema é que a Apple usa uma série de tecnologias adicionais que vão além de colocar um simples sensor de câmera e deixar lá com um friso preto na tela só para nos irritar, como faz a esmagadora maioria dos fabricantes de smartphones Android.

A Apple ainda conta com o Face ID como principal tecnologia de reconhecimento biométrico da identidade do usuário. Isso pode mudar no próximo iPhone, que pode contar com o Touch ID integrado na tela. Mas enquanto isso não acontecer, temos o notch lá, por causa da câmera frontal e dos seus sensores.

 

 

 

Estão tentando, mas até agora nada de morte do notch

 

 

Não podemos dizer que todo mundo quer copiar a Apple apenas porque a sua proposta vende mais que as outras. Não podemos negar que alguns fabricantes de smartphones Android estão tentando remover o notch da tela com suas próprias soluções.

A Samsung adotou o furo na tela e se prepara para eliminar esse elemento nos seus futuros modelos. A ASUS utilizou o mecanismo de flip para os seus sensores de câmera. Até a Xiaomi utilizou a câmera pop-up para alguns modelos.

Mas nada disso parece ser o suficiente. O sonho de muitos usuários é ver esse sensor “desaparecido” abaixo da tela, o que resultaria em uma estética perfeita para o smartphone.

Ou seja, se você quer a morte do notch em 2021, é bom começar a torcer para que a Apple elimine esse notch do seu futuro iPhone. Caso contrário, tudo vai ficar como está, pois as Marias vão seguir os rastros da maçã mordida, sem qualquer tipo de pudor ou constrangimento.


Compartilhe
Publicado emMinha OpiniãoTelefonia