O notebook perfeito é aquele que é perfeito para você | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » O notebook perfeito é aquele que é perfeito para você

O notebook perfeito é aquele que é perfeito para você

Compartilhe

Qual é o notebook perfeito?

Não foram poucas as vezes que eu ouvi essa pergunta, e a resposta é sempre a mesma: é aquele notebook que é o melhor para você.

Não existe o notebook perfeito para todo mundo, mas sempre vai existir aquele computador que é o melhor para as suas necessidades.

Por isso, vou ter que escrever o óbvio logo de cara: o notebook perfeito PARA MIM não é aquele que vai servir PARA VOCÊ. Porque somos pessoas diferentes e com necessidades de uso diferentes.

A boa notícia é que existem diferentes tipos de notebooks para diferentes necessidades e atividades. E tudo fica mais fácil quando você entende essas diferenças e identifica qual é o melhor modelo para a sua realidade.

Neste aspecto, acredito que este post pode ajudar aos mais indecisos.

A partir de agora, você vai conhecer os diferentes tipos de notebooks disponíveis no mercado. Dessa forma, você vai encontrar aquele que é perfeito para você.

 

 

 

Notebooks para estudantes ou de uso geral

É o notebook convencional, com configurações que procuram atender ao maior número de necessidades possível com um preço reduzido. Não se destaca pelo seu desempenho ou por especificações de hardware avançadas, mas são produtos muito acessíveis e equilibrados.

Este é o computador portátil de baixo custo, pensado no uso mais básico ou para atender as necessidades mais comuns para a maioria dos usuários. Aqui, você objetivamente abre a mão do elevado desempenho pelo preço mais competitivo.

Logo, vale a pena estudar bem a compra desse tipo de notebook. Ter em mente exatamente o que deseja fazer e aquilo que ele pode entregar em função disso é o segredo para uma compra bem-sucedida.

 

 

 

Notebooks para games

O nome é autoexplicativo. É o notebook otimizado para os jogos, normalmente orientado para os eSports ou com um hardware absurdamente poderoso para executar os títulos com gráficos mais exigentes.

Eu nem preciso dizer que este tipo de notebook é muito mais caro que um portátil convencional. Em compensação, você não vai encontrar um hardware melhor no mercado. Só mesmo em desktops gaming customizados, e não é este o caso (você quer a portabilidade, lembra?).

Ou seja, se você vai investir em um notebook gaming para os jogos e até mesmo para algumas tarefas laborais (como, por exemplo, edição de áudio e vídeo), tenha em mente que o investimento será elevado. Gaste esse dinheiro com sabedoria, por favor!

 

 

 

Notebooks para design e criadores de conteúdo

É um novo segmento dentro das categorias de computadores portáteis, já que até agora a maioria dos profissionais das áreas de design e edição de foto e vídeo eram obrigados a utilizar notebooks gaming para realizar essas tarefas, muito por conta da potência gráfica que esses computadores dedicados aos jogos oferecem.

Agora, existem notebooks especializados para esse segmento profissional. A diferença aqui é que o hardware mais potente trabalha em conjunto com soluções específicas que facilitam o desenvolvimento dessas tarefas, como pequenas telas secundárias e controles manuais em forma de disco (entre outros recursos).

Além disso, o design desses computadores profissionais é bem menos chamativo que os portáteis gaming, dando um ar de sobriedade que muitos usuários desse segmento precisam ter para usar esse tipo de computador no escritório ou em qualquer lugar.

 

 

 

Notebooks para a mobilidade

Não é uma redundância.

Apesar de todo e qualquer notebook ser pensado no uso em qualquer lugar, existem aqueles computadores portáteis que vão além disso, já que são perfeitos para longas jornadas de trabalho e muito leves para reduzir o peso na mochila.

Não são notebooks muito potentes, mas fazem o básico para os trabalhos de produtividade no escritório e acesso à internet e redes sociais. Nem pense em jogar nesse tipo de notebook, pois ele não foi feito para isso.

Aqui, o grande benefício é levar pouco peso na mochila para poder trabalhar em qualquer lugar, e isso é algo que muitos produtores de conteúdo (é o meu caso) valorizam para as suas jornadas laborais.

 

 

 

Notebooks conversíveis 2 em 1

Dentro desse segmento, você vai encontrar computadores portáteis que podem ser utilizados como notebooks e tablets, dependendo de sua necessidade.

Esses computadores contam com tela sensível ao toque para a melhor interação com os elementos em exibição ou itens do sistema operacional. E podem se converter em notebooks sempre e quando a produtividade se faz necessária para uma tarefa neste tipo de equipamento.

É uma categoria de computador portátil que melhorou muito com o passar dos anos. Hoje, encontramos notebooks conversíveis que não abrem mão da potência no hardware para um melhor desempenho e usabilidade.

 

 

 

Notebooks para trabalhar

Todo notebook pode ser utilizado para o trabalho em diferentes campos, mas alguns modelos são especialmente pensados nos usuários que trabalham em home office, trabalho remoto ou em formato híbrido.

São notebooks com hardware mais potente para um uso em casa, no escritório, no shopping, aeroportos e outros locais onde qualquer profissional pode desenvolver bem as suas tarefas.

A grande vantagem aqui é que você tem a comodidade de ter sempre com você aquele computador que vai realizar aquelas tarefas mais importantes, livrando a dependência de estar o tempo todo no escritório para realizar essa atividade.

 

 

 

Conclusão

O principal objetivo deste post é apresentar uma pequena amostra dos diferentes tipos de notebooks disponíveis do mercado. Colocando essas categorias em perspectiva, fica mais fácil identificar qual é o melhor notebook para você e suas necessidades.

Antes de comprar o notebook perfeito para você, vale a pena tirar algum tempo para refletir sobre qual é o tipo de computador portátil que você vai precisar, justamente para encontrar o modelo que melhor vai atender ao seu perfil de uso diário.

Isso será mais que suficiente para que qualquer pessoa seja capaz de escolher um notebook que realmente cobre as suas necessidades.


Compartilhe
@oEduardoMoreira