
Eu bem sei que o ano de 2025 passa bem longe de ser dos mais fáceis, e muitos de nós estamos enfrentando enormes dificuldades para se manter em pé, principalmente nos aspectos financeiros.
Mas eu estou aqui para lembrar que 2020 e 2021 existiram em nossas vidas, e (muito provavelmente) serão os piores anos na vida de muitas pessoas. Poucas coisas superam a maior crise sanitária global em 100 anos.
Para a felicidade de todos nós, nenhum ser vivo neste momento testemunhou o pior ano da história. E a parte mais interessante de tudo isso, é que o ser humano não foi o principal responsável por isso.
O pior ano da história, segundo a ciência

A ciência já identificou um período ainda mais sombrio da humanidade: o ano de 536 d.C. De acordo com o historiador de Harvard Michael McCormick, esse foi “o pior ano para se estar vivo”, marcando o início de uma década de crise climática e social sem precedentes.
O principal motivo não foi uma guerra ou pandemia causada por ações humanas, mas uma catástrofe natural de escala global.
A tragédia climática teve início com uma erupção vulcânica maciça — possivelmente na Islândia ou América do Norte — que lançou partículas na atmosfera e bloqueou a luz solar.
Como consequência, o verão europeu teve temperaturas até 2,5 °C mais baixas. Com isso, as colheitas fracassaram, a fome se espalhou e testemunhos contemporâneos relataram um sol “sem brilho” e “azulado”.
Núcleos de gelo e anéis de árvores confirmam essa mudança abrupta no clima, reforçando a hipótese do chamado “inverno vulcânico”.
O fenômeno, estudado em detalhes por McCormick e outros pesquisadores em publicações como a Science, foi seguido por novas erupções em 540 e 547, intensificando a crise.
Para agravar ainda mais a situação, em 541, a peste bubônica atingiu o porto egípcio de Pelúsio, dando início à Peste de Justiniano, que devastaria o Império Bizantino nos anos seguintes.
Embora devastador para grande parte do mundo, o período não foi uniformemente negativo: na Península Arábica, o aumento das chuvas contribuiu para a ascensão de novas potências regionais. Já em regiões como China, Europa e Oriente Médio, o impacto climático foi brutal e duradouro.
Por que foi pior que outros anos?
A ciência não nega que outros anos também foram desastrosos para a humanidade. Apenas para citar alguns:
- 1347 (Peste Negra)
- 1914 (início da Primeira Guerra Mundial)
- 1918 (gripe espanhola)
- 2020 (Covid-19)
Todos os anos mencionados contam em comum com uma maior capacidade de registros históricos ou de um jornalismo mais presente e atuante para relatar os fatos. E por conta desses fatores, são inevitavelmente mais lembrados.
Porém, a combinação de escuridão, frio anormal, fome em larga escala e pandemia faz de 536 d.C. um consenso entre historiadores como o pior momento da história registrada.
É claro que não serei o tipo de pessoa que vai subestimar a dor alheia do presente, pois tudo de ruim com alguém está acontecendo neste exato momento, e cada um de nós temos que lidar com tudo o que causa aflição aqui e agora.
Mas… independentemente do que está acontecendo com você e na sua vida… lembre-se: nada vai se comparar ao ano de 536.

