Compartilhe

O quinto aniversário do Apple Watch fez com que um dos seus criadores compartilhasse algumas curiosidades sobre o seu desenvolvimento. Imran Chaudhri, que durante mais de 20 anos trabalhou na Apple em produtos como iPhone, iPad ou Mac, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do produto, cujo protótipo foi montado com um iPod nano de sexta geração.

 

 

 

O design quadrado nada casual

 

 

Chaundhri deixou a Apple no começo de 2017 e criou a Humane, uma empresa voltada a melhorar a interação homem-máquina com a ajuda da Inteligência Artificial e a aprendizagem automática. Porém, durante a sua passagem na gigante de Cupertino, um dos seus projetos de maior destaque foi o desenvolvimento do Apple Watch.

No Twitter, ele mostrou por exemplo como era o conceito original do relógio, através de um dock adaptado a partir do macOS que apresentava pequenos ícones circulares na tela, que abre diferentes aplicativos.

 

 

O esboço conceitual aparecia com o esquema circular em um design quadrado preliminar muito mais próximo do que teria a versão final do relógio. E o primeiro protótipo era um iPod nano de sexta geração com uma pulseira colada nele, recebendo o iOS 5.

Assim, a equipe de desenvolvimento entendeu como o Siri e a central de notificações poderiam funcionar, abrindo a chance de evolução do projeto. O protótipo nunca foi apresentado para Steve Jobs, pois foi perdido logo após a apresentação do iOS 5.

 

 

 

Os relógios feitos com um iPod nano inspiraram a Apple

 

 

O mais curioso é que isso confirma os rumores que apareceram no final de 2012, que mencionavam uma parceria entre Apple e Intel para o desenvolvimento de um relógio no iOS. E a Apple pode ter se inspirado nessa proposta para criar o Apple Watch, que dominou o segmento de relógios inteligentes.

É uma ideia antiga. Os usuários acoplavam o iPod nano para utilizá-lo como um relógio, e isso virou um viral na época. Então, acessórios específicos para essa finalidade começaram a aparecer.

 

 

Para o design da pulseira, a Apple se inspirou no sistema de velcro das pulseiras dos relógios Omega Speedmaster, utilizado pelos astronautas das missões espaciais Apollo. Além disso, as mariposas utilizadas como uma das esferas do relógio já estavam mortas, e foram fotografadas e modificadas digitalmente para adicionar a animação utilizada no relógio.

 

 

Outro elemento singular desse design foi a esfera Solar, que mostrava a posição do Sol e que ia além do elemento estético, pois foi criada para que os usuários pudessem identificar a posição com facilidade, algo que era muito útil para (por exemplo) as pessoas que seguiam o ramadã.

São curiosidades do mundo da tecnologia que acabam aparecendo de tempos em tempos para enriquecer o nosso conhecimento sobre o tema, além de oferecer uma perspectiva diferente sobre o produto de tecnologia em questão.

 

 

+info


Compartilhe