Ir ao conteúdo

O que acontece com o seu corpo quando você engole um chiclete?

Compartilhe

Eu juro: isso acabou de acontecer comigo, e estou escrevendo esse post para me acalmar.

Os chicletes são bem úteis para enganar o seu corpo com a mastigação, produzindo a saliva, reduzindo a sensação de fome e enganando o seu cérebro para manter você mais acordado. Tudo bem, o chiclete também pode produzir gases, mas isso não é um problema quando você vive sozinho em um apartamento.

Mas vamos responder logo a pergunta que dá título ao post: o que acontece se você engole um chiclete por acidente?

 

 

 

Não há motivos para se preocupar

 

Mesmo com o pânico gerado pelos nossos pais sobre os perigos em engolir um chiclete (o mesmo pânico que se refletiu na minha pessoa minutos atrás), não há muitos motivos para você se preocupar com um incidente como esse.

O material do chiclete não pode ser digerido, e o mesmo vai atravessar o seu sistema digestivo praticamente intacto, e será expulso através das fezes, como qualquer outro alimento que você come. Ele será eliminado do seu corpo em aproximadamente 40 horas após o acidente. Não há a necessidade de ir a um médico ou serviço de emergência, e nem mesmo ficar ansioso por causa disso.

O chiclete que você engoliu não é perigoso e não vai te matar.

Porém, se você engole grandes quantidades de chiclete em um curto espaço de tempo, você pode conseguir de presente um bloqueio nos seus intestinos, onde fatalmente você vai sentir dores abdominais, constipação e, em alguns casos, vômitos. Se esses sintomas aparecerem, aí sim você deve procurar um médico.

Sem falar que os chicletes de hoje são feitos de goma com uma combinação de polímeros, plastificantes e rezinas, combinados com suavizantes, conservantes, colorantes e saborizantes alimentícios. Tá, quando você lê esses nomes, dá para sentir um pouco de medo de tudo isso.

Por outro lado, a receita dos chicletes são teóricas, pois existem vários segredos industriais na produção da goma de mascar. Seu valor nutricional é mínimo, e muitos nem consideram o item como um alimento, já que pare dos itens que fazem parte do chiclete também são utilizados em alguns tipos de cola e bolsas de plástico.

Não é recomendado que crianças muito pequenas consumam o chiclete, pois é um elemento muito pequeno que pode ser tragado com facilidade.

Inclusive por um adulto de 41 anos que só queria espantar o sono… que coisa!


Compartilhe
Publicado emVariedades