Compartilhe

O youtuber Chikichu decidiu experimentar na prática o sistema de piloto automático dos carros da Tesla, ou seja, deixar o carro ir por conta própria, sem encostar um dedo no volante. Só para ver o que iria acontecer.

É claro que ele fez isso com algumas regras, já que a prática ainda é proibida. por isso, ele usou uma estrada secundária, e o carro se deslocou a apenas 10 km/h. O vídeo mostra os diferentes sistemas de segurança dos carros Tesla, onde o motorista tenta sair do carro em movimento com o piloto automático ligado.

 

 

 

Um sistema de segurança aparentemente eficiente

 

Vale lembrar que o piloto automático da Tesla só funciona nas retas. Ele até pode fazer algumas curvas ou mudar de estrada, mas não pode ser conduzido de forma 100% autônoma. Pois bem, o Autopilot ativa medidas de segurança adicionais, onde o carro para se você tenta tirar o cinto de segurança… algo que foi suplantado pelo youtuber simplesmente sentando sobre o cinto de segurança enganchado.

Com o piloto automático ligado, também não dá para abrir a porta com a fechadura automática. Mas é possível fazer isso com o modo manual. E, ao abrir a porta, o carro também para.

Porém, a Tesla ainda não resolveu o problema do motorista saindo pela janela, pois o carro não detecta essa ação e segue em frente, e o motorista pode inclusive correr ao seu lado.

Alguns detalhes do vídeo não são explicados. Por exemplo, dá para ver que o co-piloto mantém o pé no freio enquanto o youtuber sai pela janela. Isso seria por uma questão de segurança, pois a estrada é velha e mal sinalizada, e o Autopilot se guia pelas linhas marcadas nela.

Por fim, se o Tesla não detecta as mãos sobre o volante por mais de 25 segundos, ele para automaticamente. Ou seja, se o vídeo durasse mais tempo do que isso, certamente ele mostraria o carro parando.

De qualquer forma, apesar do fato que o carro se moveu sozinho por alguns segundos sem qualquer tipo de intervenção do motorista, podemos entender que as medidas de segurança adotadas pela Tesla são (aparentemente) bem eficientes. Tá, tem que resolver a questão de sair pela janela. Mas… mesmo assim… quem é que vai fazer isso em alta velocidade?

É importante deixar claro que a tecnologia dos carros autônomos ainda está em desenvolvimento, e não está pronta para chegar ao mercado. Nesse momento, a Tesla oferece o recurso apenas como um assistente para a direção do motorista que, nesse momento, continua sendo indispensável para a segurança de todos na estrada.

Mas o futuro onde os carros vão dirigir sozinhos está cada vez mais próximo.

 


Compartilhe