Compartilhe

Uma das mais conhecidas regras de produtividade é a do Pomodoro, uma forma de administrar o tempo onde basicamente temos que escolher uma única tarefa a realizar, colocar um temporizador por 25 minutos e trabalhar nessa tarefa até que esse tempo acabe. Depois disso, podemos tirar uma pequena pausa de cinco minutos.

A regra de Pomodoro também diz que, a cada quatro Pomodoros, podemos tirar uma pausa mais longa, entre 20 ou 30 minutos, para que o cérebro assimile a informação nova em um novo Pomodoro.

A regra 52/17 nasce de premissa similar, mas com números muito mais específicos.

 

 

O que é a regra 52/17?

 

 

Esse 52/17 se refere a 52 minutos de trabalho e 17 minutos de descanso. É um número meio ao acaso, mas que foi determinado por uma empresa através de um aplicativo chamado DeskTime, que media os hábitos e a produtividade dos seus funcionários.

Ao analisar esses dados, eles entenderam que as pessoas mais produtivas eram aquelas que tiravam pausas, obtendo assim 10% a mais de produtividade quando os mesmos trabalhavam por 52 minutos seguidos e descansando por 17 minutos antes de começar a trabalhar de novo.

É um Pomodoro mais longo. O segredo não está nos minutos exatos de trabalho ou descanso, que não são os mesmos para todos, mas sim em se concentrar em uma tarefa por um período de tempo relativamente curto, e sempre com um descanso para atualizar a nossa capacidade de concentração.

Qualquer pessoa que tenha que cumprir jornadas de trabalho de oito horas ou mais sabe que é impossível se concentrar em 100% desse tempo, e que quanto mais você é obrigado a trabalhar, menos produtivo você é.

Ou seja, é mais inteligente tirar uma pausa, levantar da cadeira e caminhar, tomar um café, conversar com alguém, jogar um game ou qualquer coisa que limpe a sua mente por alguns minutos no lugar de seguir trabalhando por horas seguidas, permitindo que a fadiga te conduza ao erro e ao ódio de sua existência nessa porcaria de planeta doravante conhecido como Terra.

Se a técnica do 52/17 parece interessante e você quer usar para o seu dia a dia (esse ou outros métodos para gerenciar o tempo de trabalho ou descanso) alguns aplicativos no Android, Windows 10 e macOS podem ajudar nessa missão, e você vai poder constatar com os seus próprios olhos o quão produtivo você vai se tornar, e como a sua vida e até a sua saúde podem melhorar. Experimente!


Compartilhe