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O que é a Síndrome do Traseiro Morto ou amnésia glútea?

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Eu não estou zoando. Esse problema existe, e desconfio que sofro disso. E é melhor você desconfiar também.

Se você não sabe do que estou falando, apresento o Dead Butt Syndrome, ou Síndrome do Traseiro Morto, ou amnésia glútea em um termo técnico. Pode parecer piada, mas é uma realidade que afeta a milhões de pessoas ao redor do mundo, e muitos nem sabem disso.

A Síndrome do Traseiro Morto pode resultar em dores nas costas, postura incorreta, dificuldades para andar e outras limitações que podem afetar o seu dia a dia de forma decisiva. Então, é melhor você entender como esse problema pode afetar a sua saúde.

 

 

 

Afinal… o que é a Síndrome do Traseiro Morto?

Essas duas bandas enormes (ou quase inexistentes, dependendo do seu corpo) abaixo de suas costas se chama glúteos. E o que você vulgarmente chama de bunda na verdade é um complexo muscular composto por três troncos musculares: glúteo maior, mediano e menor.

São os glúteos os principais responsáveis pela sua mobilidade, oferecendo estabilidade para a pélvis. E, tal e como acontece com qualquer outro músculo do seu corpo, eles precisam ser exercitados. Se perdem elasticidade e força, os problemas mais inesperados começam a aparecer no seu corpo.

Pois bem, a Síndrome do Traseiro Morto aparece quando os glúteos perdem volume e elasticidade, e a amnésia glútea vai deixar o seu corpo desalinhado, alterando a sua postura ao caminhar, dificultando o processo de locomoção.

E por conta da sua bunda em amnésia, o seu corpo vai responder com dores na parte inferior das costas, nos joelhos e até nos pés. Ou seja, se você está sentindo dores nessas partes do corpo, pode estar sofrendo da Síndrome do Traseiro Morto e nem sabe.

 

 

 

O que provoca a Síndrome do Traseiro Morto?

O principal motivo para a amnésia glútea se manifestar é passar muitas horas sentado (é o meu caso, já que escrevo para, pelo menos, três blogs), além do fato do indivíduo em questão não realizar atividades físicas diariamente.

O sedentarismo pode resultar na perda da firmeza dos glúteos, além de uma pélvis tensionada e desalinhada. E, depois disso, as dores nos membros inferiores tendem a aparecer.

 

 

 

Como corrigir a Síndrome do Traseiro Morto?

Felizmente, por ser um problema de firmeza muscular, ele pode ser corrigido com uma boa dose de boa vontade.

Primeiro, é preciso passar menos tempo sentado. Se isso não for possível (porque o seu trabalho exige passar várias horas na frente do computador), habitue-se a se levantar de tempos em tempos, caminhar um pouco e fazer alongamentos.

Ao ficar sentado, não cruze as pernas e, principalmente, faça exercícios focados nos glúteos todos os dias. Existem várias rotinas no YouTube que mostram como você pode exercitar a sua bunda em casa ou fora de casa.

E a última frase soou melhor na minha cabeça.


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