O que é MDLR? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Cultura Pop » O que é MDLR?

O que é MDLR?

Compartilhe

A internet não é apenas uma ferramenta de comunicação e interação social, mas pode muito bem gerar mudanças sociais, trabalhistas e até mesmo na forma em como as pessoas se expressam.

A mudança na forma de falar pode ser percebida principalmente entre os mais jovens, que usam códigos linguísticos próprios para que os demais que não fazem parte dos seus grupos sociais não tomem conhecimento das informações e conversas gerenciadas por eles.

Um claro exemplo dessa transformação é a existência do termo MDLR, que está ganhando uma popularidade enorme na Europa. Por causa de uma música, é claro. Mas também porque caiu na boca dos jovens.

Neste post, vamos mostrar qual é o significado de MDLR, e oque existe por trás dele. E você deveria prestar atenção a este movimento de mudança de coletivo.

 

 

 

O que é MDLR?

MDLR é a abreviatura de “Mec de la rue”, termo francês que, em livre tradução, seria algo como “garoto de rua”. A expressão ficou popular por causa de uma canção do rapper e compositor espanhol de origem marroquina Morad que recebe a mesma sigla, M.D.L.R..

Morad plasma em suas músicas a sua vida em família vivendo em um bairro de classe operária dentro de uma cidade de trabalhadores, tal e como acontece com a maioria das pessoas que vivem em grandes cidades ao redor do planeta.

A música se tornou muito popular principalmente entre os jovens das parcelas mais pobres da população, que se sentiram representados pelo conteúdo da música. E toda representatividade faz com que qualquer expressão artística acabe ganhando relevância rapidamente junto ao grande público.

Na prática, MDLR não representa apenas a abreviatura de uma expressão, mas também uma forma de expressar a luta contra o sistema, principalmente contra qualquer tipo de discriminação social estabelecida pela própria sociedade e pelas instituições.

 

 

 

Com a palavra, o Morad

“Nós não somos pessoas de rua, a música não é sobre isso, mas fala sobre viver uma vida assim não é bom. Quero que as pessoas saibam que alguns perderam muitas coisas, outros terminaram mal e outros se arrependem de uma vida assim, eu sou um deles.”

O termo MDLR viralizou de forma sustentável para dar visibilidade aos jovens que procuram crescer e sobreviver em uma sociedade que pouco oferece, fechando várias portas para eles. São “meninos de rua” que encaram a vida com muito trabalho, e sempre com o sonho de oferecer uma vida melhor para as suas respectivas famílias.

O álbum lançado em 2019 possui uma linguagem que alcançou de forma bem específica uma geração que se identificou om este tipo de discurso. Os mais velhos e conservadores não conseguem entender metade do que o Morad fala em suas músicas. Porém, os mais jovens e a grande classe operária tem nessas palavras uma espécie de segundo dicionário.

A abreviação de palavras pode soar estranho para os mais velhos e menos treinados, mas isso é reflexo de uma linguagem desenvolvida pelas novas gerações conectadas. Ou seja, estamos diante de mais uma forma das pessoas se comunicarem que se vale da inovação e do diferente para se estabelecer.

E não entender o que os jovens estão falando ou ouvindo hoje é algo cringe para qualquer velho.

E eu me incluo nessa.


Compartilhe
@oEduardoMoreira