O que é uma predefinição do Lightroom? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » O que é uma predefinição do Lightroom?

O que é uma predefinição do Lightroom?

Compartilhe

O Lightroom é um dos mais conhecidos softwares da Adobe, sendo procurado especialmente pelos amantes da fotografia. As ferramentas de edição se unem a funcionalidades como os presets, também chamados de predefinições. Compreenda o que é isso e como pode ajudar na edição de suas fotos.

O Adobe Lightroom é um dos softwares que os fotógrafos e amantes de fotografia mais amam, por conta de se tratar de uma ferramenta poderosa, com um bom kit de ferramentas para a edição das fotos, que permite aos usuários de computadores ou dispositivos móveis editar rapidamente suas imagens.

A agilidade dos processos e o modo como esta permite que, em minutos, você possa editar, processar e postar suas fotos faz desse programa um dos prediletos dos fotógrafos.

As predefinições do Lightroom fazem parte desse processo, sendo que os presets, já configurados, apoiam o usuário na sua tarefa de edição. Entenda como.


Edite suas fotos facilmente com as predefinições do Lightroom


As predefinições do Lightroom são ideais para os profissionais de fotografia que queiram tratar suas fotos, criando uma identidade própria no estilo, tratamento e técnica das mesmas.

Tendo o preset, se torna mais simples conseguir esse toque próprio nas fotografias que edita, de uma forma mais simples, facilitando também a fidelização de clientes e monetização dos trabalhos concretizados. Essas predefinições são definidas e salvas no próprio Lightroom, nos formatos RAW ou DNG, permitindo que você acesse os estilos criados na aba das definições.

Com isso, você tem a possibilidade de criar essas predefinições em seu computador, seja esse Windows ou Apple ou em seu celular, também para dispositivos Android ou iOS.

Como criar uma predefinição do Lightroom?


Para começar, você deve compreender que existem predefinições que você simplesmente pode baixar, mas que não terão o mesmo peso indenitário de você criar suas próprias.

Ao criar uma predefinição do Lightroom, você estará assumindo um estilo próprio e se posicionando de forma mais ampla como artista ou empreendedor.

Explicamos, agora, como criar uma predefinição do Lightroom no celular e no computador.

Crie uma predefinição no celular


Comece por tocar no ícone de fotografia e selecione uma imagem de sua galeria, editando a foto com as características que deseja para sua predefinição. Aqui, você poderá adicionar efeitos, mexer na cor e na luz ou cortar sua foto num tamanho específico. Ao terminar, clique no “check” do canto superior direito.

Nessa fase vá nas fotos editadas e abra essa fotografia, tocando no ícone das reticências para selecionar a opção “Criar predefinição”. Depois bastará que escolha um nome para essa predefinição e ela será salva.

Crie uma predefinição no computador


Estando em modo Revelação, crie uma nova pasta para a predefinição clicando em “Revelar” na barra de menu e dê um nome a essa pasta.

Retornando na página inicial, vá na aba “Tudo” de sua biblioteca, escolhendo a foto que deseja como predefinição e clique no canto para selecionar a opção “Criar predefinição”. Dê um nome a sua predefinição e confirme. Sua predefinição será guardada nas “Predefinições do usuário”.

Reutilize suas predefinições do Lightroom infinitamente


Uma vez que o preset será guardado, você pode usá-lo sempre para editar outras fotos. Para isso, terá de selecionar outra foto e começar a editá-la, clicando no ícone das predefinições que surge na barra inferior.

Você pode usar os presets do programa, baixar novos ou usar os que criou.


Compartilhe
@oEduardoMoreira