iphone 7 render

 

Depois de meses de espera e rumores de todos os tipos, falta pouco para a Apple revelar o novo iPhone 7, produto chave para as vendas da empresa no final do ano.

Tudo indica que não veremos grandes mudanças de design (reservadas para 2017, ano dos 10 anos do iPhone) mas podemos ver novidades importantes no seu hardware.

Esse post mostra o que eu espero do iPhone 7.

 

Um iPhone mais potente

 

Um iPhone é sempre eficiente: apesar de contar com processadores mais lentos e com menos núcleos que a concorrência, os chips desenvolvidos pela Apple oferecem um ótimo desempenho. A otimização do software tem muito a ver com esse resultado, mas é justo reconhecer que poucas empresas são capazes de dar saltos de qualidade versão após versão.

O iPhone 7 vai estrear o processador Apple A10, que mantém a arquitetura de núcleo duplo a 2.4 GHz, que devem oferecer um desempenho até 35% melhor do que o modelo anterior. mas ainda abaixo dos novos tops de linha da Samsung. Na RAM, o modelo básico teria 2 GB, enquanto que o modelo Plus alcançaria os 3 GB.

 

Um iPhone que pode molhar (um pouco)

 

Antes tarde do que nunca. Tudo indica que o iPhone 7 contará com a certificação IPX7, garantindo a proteção contra gotas d’água, chuva, neve ou poeira, além de imersões de até um metro por 30 minutos. A experiência com o chassi do Watch pode resultar em um iPhone mais resistente, mas não submergível.

 

Adeus ao conector para fones de ouvido

 

iphone-jack

 

Faz tempo que a decisão de remover o conector de fones de ouvido foi tomada na Apple, e o conector Lightning é o substituto ideal. Por isso, será necessário usar adaptadores para os fones que temos hoje. Ou a alternativa é se esquecer dos cabos através dos AirPods sem fio, que podem vir de série nos modelos Plus.

 

32 GB para começar (finalmente)

 

O iPhone 7 pode aposentar os 16 GB e dobrar a quantidade de RAM em todas as linhas oferecidas, com versões de 32 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento. Os preços finais do dispositivo não devem variar muito em relação aos atuais, de modo que a relação custo-benefício será mais equilibrada.

 

Nova câmera com lente dupla

 

iphone-7-plus-dual-camera

 

 

A Apple sabe que a câmera é uma variável muito importante nos seus smartphones, e quer dar um grande salto nesse sentido. O iPhone 7 deve estrear uma câmera com dupla lente, permitindo um zoom digital sem perdas de qualidade e efeitos desfocagem, melhor comportamento em condições de baixa luminosidade e efeitos diversos, combinando várias imagens ao mesmo tempo.

Tudo indica que o modelo básico não contará com a dupla lente, mas com uma ótica melhorada, idêntica resolução e estabilização de imagem de série.

 

 

Mudanças importantes no botão iniciar

 

O novo botão de início deixa de lado o funcionamento mecânico por um sensor de pressão, para manter assim um chassi resistente à água. Apesar de não estar confirmado, aposto em algum tipo de solução háptica (similar ao do Apple Watch), para simular o toque físico do botão quando utilizado.