iOS-6-family

Se você passou as últimas semanas em uma caverna remota… bem vindo de volta à civilização, e saiba que a WWDC 2013 começa na semana que vem. Um evento que nesse ano passa a ter uma importância máxima, já que fatalmente veremos qual será o futuro do iOS e do OS X, além das novidades de hardware da Apple. Pode ser um evento que vai entrar para a história, ou pelas novidades apresentadas, ou porque as novidades vão sair do nada e ir para lugar nenhum, decepcionando os presentes.

De qualquer forma, faço nesse post a minha revisão daquilo que podemos esperar para o evento, contando sempre com a possibilidade de surpresas acontecerem. Inclusive a surpresa de, ao final do evento, constatar que “nada mudou” (acho pouco provável, mas não duvido de mais nada).

iOS

É esperado com muita ansiedade as novidades que devem voltar a colocar a Apple como símbolo de inovação tecnológica. O iOS deve receber uma mudança estética mais profunda que nos últimos anos, além das novas funcionalidades e características. Até porque, nas versões anteriores, tudo o que a Apple fez foi apresentar novos recursos, mas poucos deles realmente são considerados úteis pelos próprios usuários.

Espero ao menos melhoras no multitarefa do sistema, a introdução de recursos de ajustes rápidos, ou talvez uma tela inicial renovada. Isso é o mínimo para agradar a maioria daqueles que clamam por mudanças.

Além disso, novos gestos para melhorar a usabilidade do sistema, uma integração mais ampla, com mais serviços compatíveis, e a comunicação entre aplicativos são elementos que serão bem vindos no iOS 7.

A estética do iOS também deve sofrer mudanças mais evidentes. Os principais rumores apostam em uma interface de uso que siga o “plano, branco e preto”. É cedo para garantir que isso vai acontecer. O que se sabe é que Jony Ive é o encarregado dessa nova interface, e tem como missão principal fazer com que a comunicação entre os diversos segmentos do iOS seja mais fluída, e que as mudanças sejam mais amplas, e não centradas em alguns aplicativos.

OS X

O grande salto de evolução que se espera no iOS não é esperado para o desktop. Não há tanta movimentação entre as plataformas dessa categoria, e mesmo que o Windows 8 seja um sopro de ar fresco em termos de proposta de sistema operacional, não há muita urgência na hora de apresentar algo inovador para o computador dos usuários.

Se essas novidades aparecerem, serão em forma de pequenas adições ao OS X. Talvez a introdução do Siri e do novo Maps, ou uma multitarefa no estilo do iOS com processos congelados para economizar o processamento.

Em resumo, serão novidades menores para um sistema operacional que não sabemos sequer o seu nome (ou qual felino a Apple vai escolher na versão 10.9).

Serviços

A grande novidade dos últimos dias é a possibilidade de melhoras no serviço do iTunes, que passaria a integrar o iRadio, serviço de rádio online ou streaming de músicas, no estilo do Spotify ou Google Play Music All Access. Por enquanto, a única coisa que sabemos é que a Apple já possui acordos fechados com a Warner Music e Universal Music, e que na semana que vem, o iRadio seria anunciado, como um serviço multiplataforma.

Outra mudança que seria bem vinda é a expansão do iCloud, oferecendo maiores funcionalidades aos usuários. Desde a edição de documentos online, tal como é possível fazer hoje no Google Drive, a opção de gerenciamento do Game Center, a interação com os nossos favoritos do Mapas, entre outros recursos.

Hardware

Por fim, o hardware. Com o lançamento do novo iPhone esperado para o terceiro trimestre de 2013 (setembro), a WWDC 2013 não deve contar com grandes lançamentos nesse segmento. Alguns rumores afirmam que mudanças devem acontecer no Mac Pro, mas nada além disso. Nada de um nov iPad Mini, ou qualquer outro dispositivo com o iOS deve ser anunciado no evento.

Conclusão

A WWDC 2013 será um evento mais voltado para os desenvolvedores, com suas novidades recaindo ao software. Pra variar, eu vou ficar atento ao que pode acontecer no dia 10 de junho. Se bobear, tem até uma edição especial do TargetHD Podcast, comentando essas novidades. Vamos ver se o ânimo vai deixar.