O que significa o termo EMUI? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Software » O que significa o termo EMUI?

O que significa o termo EMUI?

Compartilhe

Os fabricantes de smartphones Android contam com suas respectivas capas de personalização, que nada mais são do que a forma que as marcas encontraram em mostrar ao usuário a sua proposta de experiência de uso do dispositivo.

Esse é um elemento tão importante para um dispositivo, que alguns fabricantes acabam batizando essa proposta com nomes que contam com origens das mais diversas.

Hoje, compartilho com você a origem do nome EMUI, que é a capa de personalização Android da Huawei e Honor. E a origem desse nome está em um passado bem diferente do que o presente que estamos vivendo.

 

 

 

Um passado bem diferente

A Huawei foi fundada em 1987, mas só chegou ao mercado de smartphones em 2004. Sua capa de personalização Android nasceu em 30 de dezembro de 2012, e não recebia o nome EMUI. Ela se chamava Emotion UI 1.0, baseada no Android 4.0.

Este nome foi escolhido porque, de acordo com as declarações da Huawei na época, este era “o sistema operacional mais emocional do mundo”. Bom, não tenho detalhes exatos do que isso significa, mas dependendo do tipo de interface que você usa, é possível sentir emoções de amor e ódio por um smartphone.

Porém, a Emotion UI 1.0 tinha alguns diferenciais que chamavam a atenção dos usuários chineses, como a presença de um assistente de voz (que só funcionava no país asiático), telas de início personalizadas com widgets e armazenamento de dados na nuvem via Huawei Cloud.

De fato, essas características poderiam tornar o smartphone algo ainda mais pessoal e conectado diretamente com as necessidades do usuário. São recursos que já existiam em outras plataformas, mas a Huawei pensava em um uso mais integrado e, ao mesmo tempo, personalizado.

 

 

 

Como veio o nome EMUI

Anos depois, em janeiro de 2014, a Huawei lançou a Emotion UI 2.3, baseada no Android 4.4. E a mudança para o nome que conhecemos hoje só aconteceu de fato na terceira versão de sua capa de personalização.

Em 4 de setembro de 2012, a Huawei lançou a Emotion UI 3.0. E foi nesse lançamento que a empresa decidiu abreviar o nome da interface, chamando o software de EMUI pela primeira vez. Dessa forma, o significado do nome permaneceria exatamente o mesmo, mas em uma palavra mais curta e mais fácil de ser pronunciada.

Nada como criar uma marca para chamar de sua, não é mesmo?

E durante muito tempo, a EMUI ficou marcada como a expressão que indicava a interface de usuário Android para os dispositivos da Huawei e Honor. Isso ajudou a aumentar a popularidade dos dispositivos ao longo dos anos.

Porém, um belo dia, veio Donald Trump. E…

 

 

 

Uma nova era

O veto produzido pelo governo dos Estados Unidos (iniciado por Donald Trump e confirmado por Joe Biden) fez com que a Huawei mudasse o seu rumo, rompendo as suas relações com o Google e promovendo o desenvolvimento do HarmonyOS, novo sistema operacional da empresa que, neste momento, só está disponível na China.

Isso não quer dizer que a EMUI vai morrer ou desaparecer. A Huawei está preparando a EMUI 12 para alguns dos seus smartphones disponíveis no mercado. Ou seja, pelo menos por enquanto, os usuários da marca podem seguir se emocionando com essa capa de personalização.

Que modo romântico de terminar um post sobre softwares de smartphones…


Compartilhe
@oEduardoMoreira