Início » Variedades » O que te deixa mais feliz: dormir tarde ou acordar cedo?

O que te deixa mais feliz: dormir tarde ou acordar cedo?

Compartilhe

Eu tenho a minha resposta para essa pergunta. Mas produzir esse post pode estimular o amigo leitor a encontrar uma resposta própria.

Muita gente fala por aí que “Deus ajuda a quem cedo madruga“. Pois é, nos últimos anos da minha vida, eu acordei as 7h da manhã para escrever os posts para o meu blog e, no final das contas, eu continuo pobre e infeliz.

Já outras pessoas conseguem acordar ao meio dia e são mais felizes do que eu, porque deixam de lado o café da manhã para almoçar como primeira atividade do dia.

Tá. Vamos então descobrir o que a ciência fala sobre isso.

 

 

 

Entendendo os cronotipos

 

 

Os cronotipos são as diferentes classificações de comportamento em relação aos ritmos circadianos de cada indivíduo. De um modo geral, eles são divididos em dois grupos: os noturnos e os matutinos.

Na prática, a maioria das pessoas não são nem totalmente noturnas ou totalmente matutinas. São uma combinação dos dois cronotipos. E isso não tem nada a ver com a hora que você dorme ou acorda, mas também está relacionado com os momentos do dia em que estamos mais alertas ou funcionais.

Esse comportamento pode variar de acordo com a idade. Na adolescência, a tendência é ir dormir tarde e acordar tarde, mas isso não necessariamente acontece quando chegamos na vida adulta.

Pelo contrário: o normal é acordar cedo e dormir tarde, já que a nossa jornada laboral nos exige isso.

 

 

 

Sua personalidade é determinante na hora de dormir

 

 

Os ciclos de sono estão baseados nas redes neuronais e neurotransmissores específicos que atuam sobre o sistema nervoso central, mas a nossa personalidade também pode influenciar nas nossas horas de dormir ou acordar.

Nossa personalidade pode ser afetada tanto pelo ambiente ao nosso redor como também pela herança genética, e ambos afetam diretamente no horário em que vamos dormir. Pessoas organizadas e disciplinadas tendem a acordar mais cedo, enquanto que os extrovertidos e abertos optam por realizar suas atividades à noite.

É claro que a personalidade humana é muito mais complexa do que a avaliação de poucos traços analisados. Mas pelo menos estamos em um ponto de partida que ajuda a explicar determinadas preferências nos horários para o descanso através do sono.

 

 

 

Você é mais feliz se acorda cedo?

 

 

Se é, parabéns para você.

Um estudo realizado com estudantes de medicina de uma universidade turca mostra que aqueles que contam com hábitos mais matutinos tendem a ser mais felizes. O que é um absurdo no ponto de vista dos baladeiros da madrugada.

Por outro lado, o estudo não pode ser tomado como definitivo, já que apenas 25% dos estudantes avaliados que contavam com hábitos noturnos declaram que estavam “menos felizes” com suas vidas.

A relação entre felicidade e acordar cedo pode estar relacionado com os ciclos biológicos que estão sincronizados com a mudança de luz ao nosso redor. Isso permite que o sistema nervoso produza os neurotransmissores adequados para um bom sono, o que influencia diretamente no nosso estado de ânimo.

De qualquer forma, a recomendação em dormir entre 6 e 8 horas por noite para ter um bom descanso adequado continua, e é isso o que pode realmente oferecer uma felicidade a longo prazo.


Compartilhe