O que Xiaomi significa em chinês? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » O que Xiaomi significa em chinês?

O que Xiaomi significa em chinês?

Compartilhe

Vai me dizer que você nunca teve essa curiosidade?

A Xiaomi se transformou em apenas 10 anos em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Isso aconteceu basicamente porque, lá atrás, ela ofereceu ao público consumidor smartphones com uma espetacular relação custo-benefício.

Hoje, a Xiaomi vende telefones premium com preços bem mais caros que no passado. Mesmo assim, a marca ficou tão grande, que abriu segmentos de produtos em várias categorias que acabaram herdando essa filosofia da relação custo-benefício mais atraente.

Porém, uma pergunta paira na mente de muitos fãs da empresa: o que significa a palavra Xiaomi.

 

 

 

DICA: é um alimento

Poucas pessoas no mundo conheciam de verdade qual era a origem do nome Xiaomi, mesmo com a maioria dos usuários identificarem que este é um termo chinês. Mas a falta de interesse ou preguiça em procurar um dicionário resultou na ignorância de outros tantos.

Pois bem, os ideogramas que compõem a palavra Xiaomi estão diretamente relacionadas com a comida. Sabemos disso porque a própria empresa revelou essa informação durante o evento de comemoração do seu décimo aniversário.

Alvin Tse, diretor da Xiaomi na Indonésia, compartilhou naquela oportunidade interessantes detalhes até então desconhecidos sobre a marca.

Inicialmente, o nome escolhido para essa empresa foi Dami, que significa “grande arroz”. Porém, esse nome foi descartado porque foi considerado egocêntrico demais para uma empresa que ainda tinha que crescer e prosperar.

Porém, a ideia de batizar a empresa com o nome de um alimento foi mantida, mas com uma referência que indicasse uma maior humildade na proposta. Então, no lugar de gastar muito tempo com pesquisa de marketing, foi sugerido o inverso de Dami: Xiao e Mi, ou ‘pequeno’ e ‘arroz’.

Logo, Xiaomi pode ser traduzido como “pequeno arroz”, no literal.

 

 

 

O significado do arroz na China

Enquanto que no Brasil entendemos que o arroz é um item indispensável na nossa culinária, na China o arroz tem um forte simbolismo para a população chinesa e para a nação como um todo.

Na China, existem diferentes formas de fazer uma referência ao arroz, e o alimento é uma espécie de identidade cultural para os seus cidadãos, de uma forma ainda mais profunda que é para os brasileiros. Tais associações de termos com o alimento entregam representação metafórica ou com paralelos com a realidade cotidiana.

Além disso, o arroz guarda relação direta com a mitologia chinesa. Diz a lenda que, no passado, os habitantes das terras daquele país imploravam para a deusa Guan Yin que enchesse as espigas de arroz, para que a população tivesse o que comer em tempos difíceis.

O paralelo com a marca Xiaomi faz com essa lenda é perfeito, pois considerando a sua filosofia de oferecer telefones baratos, toda a população chinesa poderia ter acesso à tecnologia, independente do seu padrão econômico, tal e como se as espigas de arroz fornecessem o sustento para todos.

Sim… a ideia é bonita, e pode até despertar um bom sentimento no amigo leitor. Pena que a Xiaomi que conhecemos hoje abandonou um pouco esse conceito. Mesmo assim, o espírito de telefone bom e barato permanece vivo nos smartphones da Redmi e da Poco.


Compartilhe
@oEduardoMoreira