O Samsung Exynos 2200 será o melhor processador do mercado de telefonia móvel? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Minha Opinião » O Samsung Exynos 2200 será o melhor processador do mercado de telefonia móvel?

O Samsung Exynos 2200 será o melhor processador do mercado de telefonia móvel?

Compartilhe

Eu só acredito… vendo!

Os usuários de smartphones Samsung estão traumatizados com os processadores Exynos, e com uma certa dose de razão. O Exynos 990 é um processador que é definido por muitos como “uma porcaria” (usando um termo bem gentil), e fez com que esses chips se tornassem consideravelmente impopulares.

Porém, se tem uma coisa que é inevitável é a chegada do Exynos 2200. Ele pode não chegar agora com o lançamento do muito esperado Samsung Galaxy S22 (e toda a sua família de produtos), mas seu lançamento é algo iminente.

Isso se confirma através dos diversos testes de benchmarks, que preparam o hype para uma verdadeira revolução na tecnologia móvel, principalmente nos aspectos gráficos. Há quem diga que o Exynos 2200 tem tudo para ser o melhor processador da história da Samsung e, quem sabe, o melhor processador de todos os tempos.

Apesar de achar que tais declarações soam com uma boa dose de exagero, é meu dever falar um pouco sobre os motivos que incentivam essas falas tão empolgadas.

 

 

 

Exynos 2200 entrega primeiros resultados arrasadores

As primeiras avaliações do Exynos 2200 são muito positivas, e muitos usuários estão salivando desde já. O novo chip top de linha da Samsung alcançou uma pontuação de desempenho no AnTuTu de nada menos que 965.874 pontos.

Uma verdadeira barbaridade!

Ainda assim, tal marca não dá ao Exynos 2200 o título de “mais potente processador da história”. Essa honraria pertence neste momento ao Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, com nada menos que 1.061.361 pontos.

Apesar de não permitir que a Samsung trabalhe o seu marketing como “o mais potente de todos”, o Exynos 2200 faz bonito. E números são frios e sem sentimentos, além de não refletir os demais parâmetros que precisam ser analisados no uso diário dos smartphones.

Em todos os testes, tanto o Exynos 2200 como o Snapdragon 8 Gen 1 entregam números muito parelhos em alguns casos. Além disso, no momento em que este post foi produzido, nenhum dos resultados podem ser considerados como oficiais até que algum smartphone da Samsung (muito provavelmente o Samsung Galaxy S22 Ultra) chegue ao mercado.

Somente com os teste do mundo real será possível comprovar o comportamento desse processador.

 

 

 

Potência máxima mais do que garantida

De qualquer forma, o cenário preliminar do Exynos 2200 é muito promissor. E toda essa potência pode muito bem ser explicada pela principal mudança deste chip para o seu equivalente na geração anterior: os gráficos com arquitetura AMD, algo que pode marcar o início de uma nova fase na telefonia móvel.

Ao utilizar a tecnologia de Ray Tracing, os gráficos gerados por esta GPU serão idênticos aos obtidos com um console de mesa. Sua compatibilidade com o VRS aumenta o desempenho geral, ao mesmo tempo que entrega uma renderização de imagens de maior qualidade.

Não são revelados maiores detalhes sobre o Exynos 2200, incluindo as diferentes velocidades dos seus núcleos. Em teoria, esse chip permite downloads via redes 5G a 7.35 Gbps, o que é algo realmente espetacular.

Além disso, o Exynos 2200 pode processar fotos registradas por um sensor de até 200 MP, além de realizar gravações de vídeos a 8K @ 60 FPS.

Agora, é só todo mundo começar a torcer desde já para que o Exynos 2200 não esquente demais, tal e como aconteceu com o Exynos 990. E os usuários da Samsung merecem o melhor. Até porque não aguentam mais gastar tanto dinheiro no smartphone e também no psicólogo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira