Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » O segredo da produtividade de Jeff Bezos: manhãs bem calmas

O segredo da produtividade de Jeff Bezos: manhãs bem calmas

Compartilhe

Ter uma rotina de trabalho mais eficiente é o objetivo de muitos profissionais das mais diferentes áreas. E procurar exemplos de rotinas diárias nas pessoas bem-sucedidas na vida pode ser uma boa ideia.

Ou não, considerando que grandes executivos contam com dinheiro o suficiente para poderem gerenciar o seu tempo do jeito que querem. Já os meros mortais como eu e você estão condicionados ao tempo imposto pelos chefes e boletos a pagar.

De qualquer forma, vamos observar como Jeff Bezos, o criador da gigante varejista Amazon, decide gerenciar o seu tempo para ser mais eficiente na vida.

 

A rotina de Jeff Bezos

Bezos começa seu dia com uma rotina tranquila, incluindo leitura do jornal, conversa com a parceira e um café. Ele também destaca a importância de dormir bem e evitar reuniões antes das 10h da manhã.

O executivo menciona que dorme cedo e se levanta cedo, o que lhe permite fazer exercícios, meditar e estudar antes de começar o dia. Essa é uma prática que vários outros executivos do mundo da tecnologia repete, indicando que é uma estratégia eficiente e que pode funcionar com a maioria das pessoas.

Estudos de universidades mostram que as rotinas matutinas podem influir significativamente no restante do dia. Ser um pouco mais casual e até um pouco preguiçoso ao acordar (dentro de limites, é claro) pode ser benéfico para a produtividade.

Celeste Headlee, autora do livro “No fazer nada”, destaca a importância de desconectar-se e não trabalhar constantemente, pois isso pode levar a problemas físicos e emocionais.

O problema é que a grande maioria não pode se dar ao luxo disso, já que muitas empresas empreendem que a produtividade constante em nome dos resultados deve ser uma regra (mesmo que a regra seja estúpida).

 

O modo Monge para o trabalho remoto

Outro ponto adotado na rotina de Bezos é o chamado “modo monge”, que pode ser considerada como uma extensão da meditação matinal.

O “modo monge” é um método que envolve trabalhar em um ambiente silencioso e sem distrações, o que pode ajudar a produtividade daqueles que contam com dificuldades para se concentrar ou manter o foco na rotina.

O trabalho remoto ou home office pode ser contraproducente se não for feito de forma disciplinada e com um ambiente adequado. Não são poucas as distrações ao seu redor para tirar o indivíduo do foco para o que precisa ser feito.

Jeff Bezos destaca a importância do exercício e da meditação para uma manhã produtiva. Ele também menciona que se automotiva lembrando-se de como se sentirá melhor após o exercício.

Líderes de diversas empresas também enfatizam a importância de criar uma rotina matutina que inclua exercícios, meditação e planejamento do dia. O mundo ideal pede que o trabalho regular dure das 9h às 17h, mas nem todos conseguem isso.

Por fim, Bezos menciona que não toma decisões importantes após as 17h da tarde, pois seu cérebro está mais cansado e não consegue se concentrar. O que também faz sentido, já que você pode minimizar as chances de tomar decisões equivocadas.

Boa parte dos conselhos de Jeff Bezos são tangíveis ou adaptáveis para a rotina da maioria das pessoas. Mas somos teimosos e nem sempre entendemos que precisamos abraçar essas mudanças para uma melhor relação do corpo com a mente.


Compartilhe
@oEduardoMoreira