Uma corrida Sprint bem mais animada do que eu esperava ou imaginava. Na minha cabeça, seria mais modorrenta, pois tenho minhas cismas com o traçado do COTA. Mas felizmente foi menos pior do que eu imaginava.
Max Verstappen largou da pole position e garantiu a vitória na corrida Sprint do GP dos Estados Unidos, aumentando sua contagem de pontos no campeonato e reforçando a minha teoria de que Lando Norris não será campeão do mundo em 2024.
E é importante não manter um olhar iludido de que tudo o que aconteceu na corrida curta vai se repetir na corrida principal. A Sprint é um recorte de narrativa patrocinada pela Liberty Media.
Os principais destaques
A Red Bull de Verstappen manteve a liderança com tranquilidade durante todo o Sprint, sem ser desafiada pelos concorrentes.
Por outro lado, para quem já grita “o Super Max voltou”, me arrisco a dizer que essa melhora da Red Bull é relativa, e que Verstappen ainda extrai o máximo do carro para vencer.
Digo isso porque Sergio Perez, seu principal parâmetro, empacou nas posições intermediárias, mostrando que todo esse desempenho da Red Bull ainda depende muito do Max.
Perez enfrentou Tsunoda pelo P10, o que foi algo interessantemente bizarro. A Honda quer que o japonês pilote uma Red Bull ainda em 2024, e essa disputa de hoje certamente foi influenciada por essa narrativa.
Lando Norris surpreendeu ao avançar para o P2 no início, superando as Ferraris e George Russell. Sério, eu mal acreditei que ele largou tão bem assim.
Porém, no final da corrida, perdeu a segunda posição por errar o ponto de freada, permitindo que um excitado Carlos Sainz o ultrapassasse na volta final.
Nas voltas finais, Norris apresentou desgaste nos pneus, o que permitiu a Sainz avançar para P2, e o inglês ainda sofreu uma pressão de Leclerc, que não ultrapassou porque quase encheu a traseira da McLaren na disputa final.
Aliás, Sainz é um dos destaques dessa Sprint. Sem mais nada a perder e com o único compromisso com ele mesmo, o espanhol obliterou Leclerc, Russell e Norris para conquistar a P2 hoje.
Charles Leclerc e George Russell tiveram uma intensa batalha pelo P4, com Leclerc levando a melhor. Russell e Lewis Hamilton fecharam em P5 e P6, respectivamente.
Enquanto a Ferrari melhora em ritmo de corrida, as Mercedes mostram que alcançaram o teto do desenvolvimento do carro, e vão se contentar em ser a quarta força da categoria em 2024.
Do mais, outro momento relevante da prova foi Oscar Piastri foi penalizado com cinco segundos por forçar Pierre Gasly fora da pista. O que não mudou muito na vida do australiano, que estava saindo de posições intermediárias.
Por fim…
Verstappen venceu com três segundos de vantagem para Sainz, seguido por Norris, Leclerc, Russell, Hamilton e os carros da Haas de Magnussen e Hulkenberg nos pontos.
O piloto holandês soma mais dois pontos na disputa pelo título mundial de pilotos, e agora tem 54 pontos de vantagem em relação à Lando Norris.
Na entrevista após a corrida, Max destacou o bom desempenho da Ferrari, mas celebrou o retorno da Red Bull ao controle, correndo no ritmo desejado e sem ameaças significativas durante a prova.