2016-04-01 10.00.55-2

Como eu disse, enquanto eu estive em Araçatuba (SP) na casa dos meus pais, o teclado do meu notebook Dell Vostro 5470 decidiu morrer de vez. Enquanto eu esperava outro conjunto teclado + touch + componentes internos chegar, eu estava me virando com um teclado USB. Pois bem, o novo teclado chegou, e agora é hora de trocá-lo.

Não faço isso pessoalmente porque este é um trabalho de bancada, e não tenho os equipamentos necessários. Trocar um HD por uma unidade SSD (como eu fiz quando recebi o produto ao chegar em casa) foi algo bem simples. Esse trabalho dessa vez é algo bem mais complexo, e quero ter a garantia que vão fazer isso direito. Além da garantia do serviço oferecido (qualquer problema quem se responsabiliza é quem fez a manutenção).

2016-04-01 10.01.08-4

Particularmente, me agrada o teclado do Dell Vostro 5470. Essas teclas em formato chiclet tornam meu digitar algo mais ágil e prático. Me acostumei com ele de tal forma, que a curva de aprendizado com o teclado USB foi mais longa do que eu imaginava. Na verdade, curva de re-aprendizado, pois fazia um bom tempo que não utilizava esse tipo de teclado.

De qualquer forma, mando o notebook agora para a manutenção, com a esperança de poder retirá-lo de lá amanhã (02) até a hora do almoço. Poderia levar bem menos tempo, mas o Dell Vostro 5470 é meio temperamental na sua manutenção, já que o notebook inteiro precisa ser desmontado para chegar nesse teclado. Em outros modelos de notebooks da Dell, o teclado é literalmente encaixado no corpo do portátil, o que facilita muito o processo de troca da peça (sério, em alguns casos apenas três travas prendem o teclado à placa-mãe).

2016-04-01 10.01.17

Uma coisa importante que esse novo teclado precisava ter era o espaço para o leitor biométrico. Não que eu precise dele para o meu dia a dia (conto com os dedos de uma mão as vezes que utilizei tal função), mas sim por conta do encaixe perfeito da peça com o corpo do produto. Sem isso, a manutenção seria inviável.

2016-04-01 10.01.24-2

Por fim, espero que essa seja a última manutenção que vou fazer nesse equipamento. E deve ser. Devo investir em um outro equipamento, pois detectei ontem a noite uma falha grave no design do produto, o que resulta em um dos problemas recorrentes desse modelo: a rachadura da carcaça de plástico no canto junto à dobradiça de tela.

Mas isso fica para outro post. Agora preciso mandar essa beleza para a manutenção.