Compartilhe

Ah, o tempo livre produzido pela pandemia…

Os desenvolvedores só querem duas coisas na vida: executar o Doom em qualquer coisa possível, e executar qualquer coisa possível no Minecraft. Pois bem, alguém decidiu fazer juntar tudo, e executou o Doom em um computador com Windows 95 que, por sua vez, é executado no Minecraft que, por usa vez, é executado em outro computador.

Sim… está confuso… vou explicar…

 

 

 

Uma orgia de virtualizações

 

 

Alguns materiais dentro do Minecraft permite simular a transmissão de eletricidade. Dessa forma, você pode criar dentro do jogo discos rígidos, calculadoras e outros eletrônicos. Nesse caso, criaram um computador virtual e, dentro dele, o Windows 95 que, por sua vez, estava rodando o Doom.

Cara, nem dá para imaginar a quantidade de tempo e a complexidade que pode ter fazer algo desse tipo.

Para tudo isso funcionar, foi utilizado um mod do VM Computers, modificando o Minecraft para adicionar funções adicionais e alterar recursos já existentes. Nesse caso, o mod permite a instalação de um computador virtualizado dentro do jogo, com a ajuda do VirtualBox e com uma ISO do Windows 95 em uma pasta específica do Minecraft, permitindo assim que o sistema operacional pudesse ser executado dentro do jogo. Diante disso, era só instalar o Doom dentro do Windows 95 virtualizado e… pronto: o combo está completo.

Entendeu o esquema todo? Se sim, comece a imaginar o trabalho que dá para fazer isso. Porém, os resultados devem ser excelentes.

O usuário do Reddit chamado uDrunkMate (o que explica muita coisa, pois só programador bêbado é capaz de dedicar tanto tempo nisso) é o encarregado em testar essa ideia surreal. Em um vídeo publicado na plataforma mostra como ele se aproxima do computador que ele possui em uma casa dentro do jogo de Minecraft e começa a jogar Doom naquele equipamento.

 

 

Obviamente, a jogabilidade dentro de Doom não é a melhor que você pode encontrar, e isso se explica porque o jogo está em processamento dentro de uma máquina virtual criada dentro de um outro jogo, e isso faz com que os comandos executados e a resposta da ação na tela sofra alguns atrasos, sem falar que o framerate do jogo é bem baixo. Mesmo assim, não podemos tirar o mérito dessa ideia. Afinal de contas, qual pessoa normal iria se dar ao trabalho de fazer isso?

Eu não conheço nenhuma, pois pessoas normais desenvolvem aplicativos para ganhar dinheiro na App Store, ou escreve posts em sites de tecnologia ou, com muita sorte, criticam posicionamentos políticos contrários nas redes sociais. Mas jamais fazer o Doom rodar no Windows 95 dentro do Minecraft.

Agora, resta a dúvida sobre quanto tempo vai levar para que outros sistemas operacionais sejam executados no Minecraft. A brincadeira não pode ficar no Windows 95. Sem falar que certamente alguém vai tentar rodar o Minecraft dentro do Minecraft, através de outra versão do Windows. E, quem sabe, o Minecraft executado dentro do Minecraft que, por sua vez, vai rodar dentro de outro Minecraft… em um computador potente o suficiente para tornar essa experiência de maluco algo minimamente viável.

E isso, sem colocar fogo na casa de ninguém. Tanto a casa real como a virtual.

 

 

Via The Verge, Reddit


Compartilhe