Compartilhe

Finalmente, eu tenho motivos para elogiar Mark Zuckerberg!

O fim da exibição do número de likes (ou curtidas) no Instagram chegou ao Brasil (em testes), e pode marcar o fim, de uma vez por todas, do narcisismo social que a plataforma se caracterizou nos últimos anos. Também pode marcar o início de um desespero coletivo entre os chamados influencers digitais, que não contarão mais com esses números para alimentarem egos exacerbados.

Na verdade, a medida dá um pouco de paz para as pessoas que não se sentem confortáveis com essa cultura de números exacerbados nas redes sociais, mesmo não resolvendo o problema de vez.

 

 

Ainda é possível ver quem curte as suas fotos no Instagram

 

A principal mudança na interface do Instagram é que o número de pessoas que curtiram uma determinada foto não mais será exibido nas informações da foto. A mensagem que aparece agora é “curtida por fulano-de-tal e outras pessoas”, mas sem mostrar os números. Ao clicar na mensagem, aparece a lista das pessoas que curtiram aquela foto, mas fica difícil contar quantas pessoas curtiram aquela imagem.

Isso pode fazer com que as interações com as fotos publicadas no Instagram sejam um pouco mais espontâneas, e não impulsionadas pelos números. Dessa forma, é esperado que os influenciadores digitais acabam se obrigando a pelo menos pensar melhor (para não dizer trabalhar melhor) no conteúdo que será publicado na plataforma, para atrair de forma espontânea as interações dos usuários.

Não sei se isso realmente vai acontecer, mas é de agradecer ao Instagram o fato de retirar os números de interações. Tudo bem, poderia remover esse monte de postagens patrocinadas que invadiu a plataforma nos últimos meses. Mas ao menos temos uma plataforma que pode ser um pouco menos forçada no conteúdo publicado.

Quem sabe os influenciadores se tornam mais autênticos no Instagram. nada contra ter fãs na rede social de fotos e stories, mas que esses influenciadores contem com fãs e seguidores que realmente queiram interagir com esse conteúdo.

E não ver um conteúdo turbinado por outros artifícios apenas por causa de um número.


Compartilhe